Entre ventanias e viagens interplanetárias... projetos criativo-musicais em contexto de pandemia
Resumo
Pesquisa com objetivo de investigar como professores de música escutam e atribuem sen-tidos às produções musicais criativas de estudantes da escola básica, realizadas durante o período de suspensão das aulas presenciais nas escolas, devido à pandemia da Covid-19. É fundamentada no ensino e na aprendizagem criativa. A metodologia consistiu em estudo de caso com quatro pro-fessores de música que atuavam em 2020 na rede pública de ensino de Florianópolis e de Balneário Camboriú (SC), com turmas de 1º a 8º ano. A participação dos professores num curso de formação voltado ao planejamento de projetos criativo-musicais possibilitou a produção de dados para a pes-quisa, por meio das reflexões dos professores sobre os projetos produzidos, da análise das respostas dos estudantes às atividades e de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram reflexões dos professores sobre: o planejamento dos projetos; a acessibilidade digital nas atividades; a origina-lidade e inovação nas produções; questões relacionadas à performance musical; a conexão das ideias das crianças com suas experiências musicais; e o envolvimento das crianças com as atividades. As reflexões dos professores na análise das produções podem refletir-se nas suas ações em sala de aula e no planejamento das atividades não presenciais. A abordagem teórica e metodológica da aprendi-zagem criativa na implantação dos projetos permitiu que os professores conhecessem mais sobre os estudantes, abrindo espaço para que as crianças apresentassem suas ideias musicais, estabelecendo uma relação com a música e com a escola durante a pandemia.
Palavras-chave: Música na educação. Professores de música. Ensino criativo. Aprendizagem criativa.
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