Ideias de música no coro infantil: por que e para quem as crianças cantam?
Resumen
A pesquisa focaliza as perspectivas de crianças na educação musical, com o objetivo decompreender de que maneira elas se relacionam com a música e como elaboram e compartilham suas ideias de música, no contexto de um coro infantil. O referencial foi construído a partir de estudos que buscam compreender os sentidos atribuídos pelas crianças às suas práticas musicais, a partir da expressão ideias de música (Beineke, 2009, 2011; Brito, 2007, 2009; Santos, 2006). O estudo foi realizado com 29 crianças, entre 6 e 11 anos de idade, participantes do Cantoria – projeto de extensão do Colégio de Aplicação-UFSC, da cidade de Florianópolis (SC). O desenho metodológico incluiu: 1) observação e registro em áudio e vídeo dos ensaios do grupo; 2) produção de registro pelas crianças em cadernos individuais intitulados “Diários de ideias de música”; e 3) rodas de conversa, focalizando a prática coral e os registros nos diários. Os resultados do estudo apontam para as ideias de música das crianças construídas socialmente em suas relações com seus pares e com os professores, apresentando suas perspectivas em relação ao ser artista, suas concepções sobre as apresentações musicais, suas ideias sobre repertório e o brincar nos encontros do grupo. Acredita-se que pesquisas dessa natureza contribuam para o fortalecimento de práticas musicais mais participativas, identificando e valorizando as compreensões das crianças nos processos de construção musical.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).