Educação musical afrodiaspórica: uma proposta decolonial a partir dos sambas do Recôncavo Baiano

Autores/as

  • Luan Sodré de Souza Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Resumen

Este texto se propõe a apresentar uma possibilidade de pensar uma educação musical  afrodiaspórica desenvolvida a partir de uma reflexão em busca de uma proposta decolonial para o  ensino acadêmico do violão inspirada nos sambas do Recôncavo Baiano. O presente trabalho apre senta de forma introdutória algumas reflexões desenvolvidas na tese Educação musical afrodiaspórica:  uma proposta decolonial para o ensino acadêmico do violão a partir dos sambas do Recôncavo Baiano (Souza, 2019). Para construir os argumentos, além de considerar os dados que emergiram das en trevistas com os interlocutores do trabalho, também considero a minha trajetória e dialogo com os  escritos de Frantz Fanon (2008), Paul Gilroy (2001), Stuart Hall (2003), Eduardo Oliveira (2007),  Muniz Sodré (2018), Joaze Bernardino-Costa, Nelson Maldonado-Torres e Ramón Grosfoguel (2018).  O principal objetivo foi o de propor caminhos para uma educação musical afrodiaspórica e, conse quentemente, para um ensino decolonial do violão na universidade, sobretudo, na formação de pro fessores de música. O desenho metodológico da pesquisa foi composto por entrevistas com mestres  ligados à transmissão dos sambas do Recôncavo e com professores da universidade que ministram o  componente violão suplementar, além de vivências e experiências articuladas ao longo da pesquisa no  entorno dessas temáticas. A pesquisa revelou reflexões epistemológico-práticas que podem contribuir  para se pensar uma educação musical afrodiaspórica e um ensino decolonial do violão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luan Sodré de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando no Curso de Licenciatura em Música, onde ministra componentes como Estágio Supervisionado, Praticas Pedagógicas Musicais, Educação Musical, Tecnologias do Espetáculo, Prática de Conjunto/Violão, além de orientação de TCC.

Publicado

2021-02-15

Cómo citar

de Souza, L. S. (2021). Educação musical afrodiaspórica: uma proposta decolonial a partir dos sambas do Recôncavo Baiano. REVISTA DA ABEM, 28. Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/917

Número

Sección

Artigos