CONTRIBUIÇÃO PARA A QUESTÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MÚSICA

Autores/as

  • Marcos André Martins Aristides Universidade Federal do Ceara - Campus Sobral
  • Regina Márcia Simão Santos Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (aposentada)

Resumen

Este ensaio trata da questão dos dispositivos digitais para o ensino-aprendizado de música, na perspectiva da mediação didática, e do lugar do docente como mediador entre o conhecimento musical e a concepção/produção de softwares e outros ambientes digitais destinados à educação musical. Para tanto, buscamos fundamentar nossos propósitos nos conceitos de transposição didática e de situação didática. Discutimos o papel que as tecnologias digitais podem desempenhar no ensino-aprendizado da música no contexto da educação básica, sugerindo que o docente se torne conceptor de meios (mídias) digitais para a educação musical em diversos formatos e tipos de dinâmica: jogos, cenários investigativos, atividade criativa etc. Consideramos, por fim, a perspectiva de que o próprio docente se torne produtor destes meios (mídias) digitais para a educação musical. Ilustramos nosso propósito com duas propostas, desenvolvidas por docentes em atividades de pesquisa institucional, que envolvem dispositivos digitais. Ao apresentar novos tipos de objetos de aprendizagem, as referidas propostas suscitam o surgimento de questões referentes à formação docente e pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos André Martins Aristides, Universidade Federal do Ceara - Campus Sobral

atual: Posdoc bolsista FUNCAP/CAPES; professor convidado do PROFARTES UFC Campus Sobral

2017 - Avaliador da Feira de Ciência e Engenharia, colaborador na organização da feira

2016 - Mini-curso de música educação e tecnologias no X encontro ABEM Sudeste

Desde 2010, colaborador externo da unidade de Tecnologias para a Formação e Aprendizagem (TECFA) da Universidade de Genebra

Citas

ARISTIDES, Marcos A. M. Vers un dispositif numérique pour l’enseignement –apprentissage du solfège: convergence de la pédagogie et de la didactique de la musique avec la technologie numérique. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculté de Psychologie et Sciences de l’Éducation, Université de Genève, Genève, 2015.

BORRUAT, S. et al. Dispositifs hybrides, nouvelle perspective pour une pédagogie renouvelée de l’enseignement supérieur. In: DESCHRYVER, N. ; CHARLIER, B. HY-SUP: Programme Education et formation tout au long de la vie: rapport final. Genève: Université de Genève, 2012. p. 154-190.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, dez. 2017.

BROUSSEAU, G. Le rôle central du contrat didactique dans l’analyse et la construction des situations d’enseignement et d’apprentissage des mathématiques. In: COLLOQUE DE LA TROISIÈME UNIVERSITÉ D’ÉTÉ DE DIDACTIQUE DES MATHÉMATIQUES D’OLIVET, 3.,1984. 11 p.

BROUSSEAU, G. La théorie des situations didactiques en mathématiques. Education & didactique, v. 5, n. 1, p. 101-104, 2011.

BROUSSEAU, G. Le contrat didactique: le milieu. Recherches en Didactique des Mathématiques, Rennes, v. 9, n. 3, p. 309-336, 1988.

BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Grenoble: La pensée sauvage, 1998. Disponível em: <http://id.erudit.org/iderudit/000137ar>. Acesso em: 30 nov. 2014.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. 2. édition revue et augmentée, en coll. avec Marie-Alberte Joshua, 1re édition 1985 ed. Grenoble: Ed. La Pensée Sauvage, 1991.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DOLL, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

DUARTE, Alex; MARINS, Paulo Roberto. Um estudo sobre a utilização de aplicativos para tablets e smartphones no ensino da música. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais... Natal: Escola de Música da UFRN, 2015. p. 1-13.

FERNANDES, D. C.; PULICI, C. M. Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tempo Social, v. 28, n. 2, p. 131, 6 set. 2016.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

GOHN, Daniel. Educação musical a distância: abordagens e experiências. São Paulo: Cortez, 2011.

HOUSSAYE, Jean. Le triangle pédagogique. Berne: Peter Lang, 1992.

KOELLREUTTER, Hans J. O Humano: objetivo de estudos musicais na escola moderna. In: SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 3., 1994, Londrina. Anais... Londrina: SPEM, 1994. p. 10-17.

LEITE, Miriam; CANDAU, Vera. Yves Chevallard e o conceito de transposição didática. In: ______. Contribuições de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. Rio de Janeiro: PUC, 2004. p. 45-73.

LERDAHL, Fred; JACKENDOFF, Ray. Toward a Formal Theory of Tonal Music. Journal of Music Theory, v. 21, n. 1, p. 111, 1977.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ Rio de Janeiro, 1999.

MARTINAND, Jean-Louis. La question de la référence didactique du curriculum. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 125-130, 2003.

MCAULEY, A. et al. The MOOC model for digital practice. [S.l.]: Improving Canada’s Digital Advantage: Strategies for Sustainable Prosperity by synthesizing, 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/43171388/MOOC_Final.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016.

MORAN, José Manuel. Integrar as tecnologias de forma inovadora. In: ______. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2013. p.36-46.

NATTIEZ, Jean-Jacques. La signification musicale. In: NATTIEZ, Jean-Jacques. Une encyclopédie pour le XXIe siècle. Les savoirs musicaux. Vol. 2. Paris: Actes sud/Cité de la musique, 2004. p. 256-260.

ONU – ORGANISATION DES NATIONS UNIES. Objectifs du Millénaire pour le développement. Vol. 25, 2011. Disponível em: .

PAIVA, V. M. de O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 353-370, 2010.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote,1993.

PERRENOUD, P. La transposition didactique à partir de pratiques: des savoirs aux compétences. Revue des sciences de l’éducation, v. 24, n. 3, p. 487-514, 1998.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999a.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Trad. Patrícia Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999b.

RABARDEL, P.; SAMURÇAY, R. De l’apprentissage par les artefacts à l’apprentissage médiatisé par les instruments. In: BARBIER, J.-M.; DURAND, M. Sujets, activités, environnements. Paris: Presses Universitaires de France, 2006. p. 31. Disponível em: <http://www.cairn.info/sujets-activites-environnements--9782130543374-page-31.htm>. Acesso em: 25 ago. 2018.

SANTOS, Regina Marcia S. Já não chega do modelo da recognição? In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG/I SEMINÁRIO NACIONAL DO FÓRUM LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 17., 2017, Goiânia. Anais... Goiânia: SEMPEM/FLADEM Brasil, 2017. p. 480-489.

SANTOS, Regina Marcia S. O menino do violão: a escola e a educação musical em família. Revista da ABEM, Londrina, v. 19, n. 25, p. 41-52, 2011.

SANTOS, Regina Marcia S. Um paradigma estético para o currículo. In: SANTOS, R. M. S. et al. Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. amp. e atual. Porto Alegre: Sulina, 2012. p. 251-292.

SANTOS, Regina Marcia S. O jogo-cartografia na pedagogia do afeto. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal. Anais... Natal: ABEM, 2015a.

SANTOS, Regina Marcia S. Práticas de Ensino de Música: os fios da marionete ou os fios de Ariadne? Revista da ABEM, Londrina, v. 23, n. 34, p. 110-124, jan./jun. 2015b.

SILVINO, Alexandre; ABRAHÃO, Júlia. Navegabilidade e inclusão digital: usabilidade e competência. RAE-eletrônica, 00059, p. 2-17, 2002.

TERRIEN, Pascal. De la musique à l’enseignement: la transposition didactique. La Revue du Conservatoire, Réflexions et matériels pédagogiques. n. 4, p. 1-11, 2014.

TERRIEN, Pascal. Pour une didactique de l’enseignement musical. Les didactiques en question(s). Etat des lieux et perspectives pour la recherche et la formation. De Boeck Supérieur ed. Bruxelles: Marie-Laure Elalouf, Aline Robert, Anissa Belhadjin, Marie-France Bishop, 2012. p. 170-179.

TERRIEN, Pascal. Quelques perspectives pour une didactique de l’enseignement musical. In: ACTES DU COLLOQUE INTERNATIONAL REGARDS DES DIDACTIQUES, Octobre 2010, Toulouse. Anais... Toulouse: IUFTM, 0ctobre 2010. p. 1-13.

VEIGA, Marise Schmidt. Computador e Educacão? Uma ótima combinação. In: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco. Petrópolis: [S.n.], 2001.

VERRET, M. Le Temps des études ... Lille: Atelier Reproduction des thèses, Université Lille III, 1975.

ZHAO, Y.; FRANK, K. A. Factors Affecting Technology Uses in Schools: an ecological perspective. American Educational Research Journal, 00881, v. 40, n. 4, p. 807-840, 1 jan. 2003.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Aristides, M. A. M., & Santos, R. M. S. (2018). CONTRIBUIÇÃO PARA A QUESTÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MÚSICA. REVISTA DA ABEM, 26(40). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/741

Número

Sección

Artigos