As atividades musicais das crianças analisadas por professoras de educação infantil – Perspectivas metodológicas para a análise narrativa-biográfica
Resumen
Resumo: O trabalho apresenta as reflexões de 39 professoras de educação infantil sobre episódios de atividades musicais realizadas por seus alunos. A intenção é destacar a peculiaridade das descrições e análises realizadas tendo em vista tratar-se de professoras sem formação musical específica, que atuam em Escolas de Educação Infantil. A abordagem metodológica segue princípios da pesquisa (auto)biográfica, adotando-se a uma leitura interpretativa do material coletado, buscando o significado que as professoras atribuem às atividades relatadas. Os resultados mostram que a direção do olhar das professoras que participaram deste estudo articula-se com o contexto escolar e as aprendizagens de sua profissão. É peculiar no sentido de mostrar um saber musical não técnico aprendido no convívio com as crianças. É também peculiar pelas escolhas que fizeram, pelo que lhes chamou a atenção e pelo modo como interpretaram os comportamentos musicais tomando por base a sua formação profissional e acadêmica obtida no curso de Pedagogia.
Palavras chave: Educação musical. Formação de professores. Pedagogia.
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