"De amizade, letras e ritmos": ideias das crianças sobre a composição musical na escola básica
Resumen
A pesquisa focaliza a realização de composições musicais na educação musical,tendo como objetivo investigar a maneira como um grupo de crianças compreendea composição no contexto da escola básica. O referencial teórico foi construídocom base na articulação entre estudos sobre a composição na educação musical epesquisas que buscam compreender os pontos de vista das crianças no processoeducativo. Foi realizado um estudo de caso qualitativo com uma turma do 4º ano doensino fundamental, em doze encontros mediados pela pesquisadora. O desenhometodológico incluiu observações participantes, registros em videogravação eentrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para sentidos entrelaçadosentre ideias de composição e autoria, ideias sobre valores e funções da composiçãoe ideias das crianças sobre o processo de composição em sala de aula. Acreditaseque pesquisas dessa natureza possam contribuir para fortalecer práticas decomposição na educação musical, numa perspectiva em que o ensino de músicaestá comprometido com processos de criação, crítica e reflexão sobre as práticasmusicais em sala de aula, valorizando as vozes das crianças na escola básica.
Descargas
Citas
BEINEKE, Viviane. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
________. Aprendizagem criativa na escola: um olhar para a perspectiva das crianças sobre suas práticas musicais. Revista da ABEM: Londrina, v. 19, n. 26, p. 92-104, jul/dez 2011.
BELEI, Renata Aparecida et al. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Pelotas: Cadernos de Educação, n. 30. 2008.
BRITO, M. T. A. Por uma educação musical do pensamento: novas estratégias de comunicação. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
BURNARD, Pamella. The individual and social worlds of children’s musical creativity. In: MCPHERSON, Gary. The child as musician: a handbook of musical development. Oxford: Oxford University Press, 2006. p 353-374.
CAMPBELL, Patricia. Songs in their heads: music and its meaning in children’s lives. New York: Oxford University Press, 1998.
______. En búsqueda de la cultura y el significado musical en la vida infantil. Tradução de Yanna Hadatty Mora. In:. Cuadernos Interamericanos de Investigación em Educación Musical. Vol.1, No. 1. México: Escuela Nacional de Música, UNAM, 2001. p 69-78.
CRAFT, Anna; CREMIN, Teresa; BURNARD, Pamela. Creative learning: an emergent concept. In: CRAFT, Anna; CREMIN, Teresa; BURNARD, Pamela. Creative learning 3-11: and how to document it. Sterling: Trentham Books Limited, 2008.
CORSARO, Willian A. Interpretive reproduction in children's role play. In: Childhood, v.1, 1993. p. 64-74.
FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Questões conceptuais, metodológicas e éticas na investigação com crianças em Portugal. Comunicação apresentada na 10ª Conferência da Associação Europeia de Sociologia. Genebra, 2011.
FRANÇA, Cecília C. ‘Novidade e Profecia’ na Educação Musical: A validade pedagógica, psicológica artística das composições dos alunos. ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 13, 2001, Anais do..., 2001. p.106-112.
FRANÇA, Cecília C.; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v. 13, n. 21, p. 5-41, 2002.
GARCEZ, Andrea; DUARTE, Rosalia; EISENBERG, Zena. Produção e análise de vídeogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.2, p. 249-262, 2011.
GLOVER, Joanna. Niños Compositores 4-14 años. Traduzido por Orlando Musumeci. Barcelona: Grao Publicaciones, 2000.
HONORATO, Aurélia, et al. A vídeo-gravação como registro, a devolutiva como procedimento: pensando sobre estratégias metodológicas na pesquisa com crianças. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29, 2006, Caxambu. Anais da...., 2006.
MC CARTHY, M. Researching children’s musical culture. Music Education Research, v. 12, n. 1, Routledge, 2010.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
ROSA, Maria Virgínia F. P. C.; ARNOLDI, Marlene Aparecida G. C. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
ST. JOHN, Patricia A. Finding and making meaning: young children as musical collaborators. Psychology of Music, v. 34, n. 2, p. 238-261, 2006.
SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
______. A basis for music education. London: Routledge, 1979.
VELOSO, Ana Luísa; CARVALHO, Sara. Music composition as a way of learning: emotions and the situated self. In: ODENA, Oscar (Ed.). Musical Creativity: Insights from Music Education Research. Surrey: Ashgate, 2012. p. 73-91.
WEBSTER, Peter R. Towards pedagogies of revision: guiding a student’s music composition. In: ODENA, Oscar (Ed.). Musical Creativity: Insights from Music Education Research. Surrey: Ashgate, 2012. p. 93-112.
YOUNG, Susan. Time-space structuring in spontaneous play on educational percussion instruments among three- and four-year-olds. British Journal of Music Education, v. 20, n. 1, p. 45-59, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).