"De amizade, letras e ritmos": ideias das crianças sobre a composição musical na escola básica

Autores/as

  • Gabriela Flor Visnadi UFMA - Universidade Federal do Maranhão
  • Viviane Beineke UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumen

A pesquisa focaliza a realização de composições musicais na educação musical,tendo como objetivo investigar a maneira como um grupo de crianças compreendea composição no contexto da escola básica. O referencial teórico foi construídocom base na articulação entre estudos sobre a composição na educação musical epesquisas que buscam compreender os pontos de vista das crianças no processoeducativo. Foi realizado um estudo de caso qualitativo com uma turma do 4º ano doensino fundamental, em doze encontros mediados pela pesquisadora. O desenhometodológico incluiu observações participantes, registros em videogravação eentrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para sentidos entrelaçadosentre ideias de composição e autoria, ideias sobre valores e funções da composiçãoe ideias das crianças sobre o processo de composição em sala de aula. Acreditaseque pesquisas dessa natureza possam contribuir para fortalecer práticas decomposição na educação musical, numa perspectiva em que o ensino de músicaestá comprometido com processos de criação, crítica e reflexão sobre as práticasmusicais em sala de aula, valorizando as vozes das crianças na escola básica.

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Biografía del autor/a

Gabriela Flor Visnadi, UFMA - Universidade Federal do Maranhão

Professora do Curso de Licenciatura em Música do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão

Viviane Beineke, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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Publicado

2017-04-03

Cómo citar

Visnadi, G. F., & Beineke, V. (2017). "De amizade, letras e ritmos": ideias das crianças sobre a composição musical na escola básica. REVISTA DA ABEM, 24(36). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/603

Número

Sección

Artigos