Educação Musical Especial: produção brasileira nos últimos 30 anos

Autores/as

  • Renata Franco Severo Fantini UFSCar
  • Ilza Zenker Leme Joly UFSCar
  • Tânia Maria Santana de Rose UFSCar

Resumen

Os estudos mostram que as publicações no campo da educação musical no país têmdado pouca atenção ao campo da educação especial. Considerando a produçãocientífica como representativa de práticas e estudos desse campo e também comoum mecanismo de aproximação entre educadores musicais e informações práticas eteóricas relevantes, este estudo se propõe a realizar um levantamento das produçõesrelacionadas à educação musical especial. Foram investigados periódicos dasáreas de música, educação musical e educação especial das últimas três décadas,caracterizando-se como um estudo de levantamento do estado da arte. O objetivo dapesquisa foi identificar, quantificar e mapear o campo da educação musical especialno Brasil. A busca se deu em revistas da área de educação musical e educaçãoespecial, em anais de congressos relacionados às mesmas áreas e em bancos deteses e dissertações. Foi encontrado um total de 126 estudos, que foram analisadosa partir da produção anual, do público-alvo e das temáticas. As teses e dissertaçõesforam analisadas separadamente. Os resultados mostram que, embora o númerode estudos venha crescendo, a área ainda merece aprofundamento quanto àsespecificidades de cada deficiência. A observação do número de estudos emcada temática também possibilitou identificar a escassez de trabalhos propondomecanismos de avaliação das habilidades musicais de pessoas com deficiência, anecessidade de uma maior representatividade de estudos no campo dos recursosnecessários à aprendizagem musical e de propostas metodológicas destinadas aessa população.

PALAVRAS-CHAVE: educação musical, educação especial, estado da arte.

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Citas

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Publicado

2017-04-03

Cómo citar

Fantini, R. F. S., Joly, I. Z. L., & de Rose, T. M. S. (2017). Educação Musical Especial: produção brasileira nos últimos 30 anos. REVISTA DA ABEM, 24(36). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/566

Número

Sección

Artigos