Análise das composições de alunos de escola de música: uma investigação sobre possíveis diferenças no desenvolvimento musical de alunos com perfis distintos
Resumen
O presente artigo se baseia na dissertação de mesmo nome desta pesquisadora e se inserena área da psicologia da música. O estudo investiga a possibilidade de existir diferenças nodesenvolvimento musical entre alunos adolescentes de uma escola de música que realizam atividadesmusicais à parte do ensino formal oferecido pela instituição e alunos que não realizam tais atividades.Para responder à questão proposta, foi realizada a comparação entre o desenvolvimento musicalindividual dos alunos de ambos os grupos através do parâmetro da composição. A metodologia adotadaconjuga a abordagem quantitativa e a qualitativa, de coleta longitudinal. O Modelo Espiral e a TeoriaEspiral serviram como suporte teórico para a análise dos dados (composições e entrevistas). Inicialmente,foram analisadas as composições dos alunos da amostra (intencional), e, posteriormente, foi adotadoum procedimento complementar, a entrevista semi-estruturada, realizada somente com alguns alunos.Constatou-se que não houve diferenças no desenvolvimento musical entre os dois grupos de alunospesquisados em relação ao parâmetro da composição. Portanto, o fato de os alunos realizarem ou nãoatividades musicais à parte do ensino formal (escola de música) não interfere no desenvolvimentomusical individual.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).