Diversidade musical: reflexões e análises a partir das percepções de professores de música em um projeto social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432206

Palabras clave:

Educação Musical, diversidade musical, multiculturalismo

Resumen

A área de Educação Musical tem mostrado, cada vez mais, a preocupação com a incorporação de reflexões voltadas ao entendimento das diferenças culturais e suas formas de manifestação nos mais distintos ambientes educacionais. Por se tratar de um tema amplo e complexo, é possível encontrar análises voltadas às diferentes perspectivas acerca da diversidade em música nos variados contextos, como verificamos em estudo anterior (Coutinho, 2019). No presente texto, a diversidade em música é o mote de reflexão e análise a partir das percepções de professores de música em um projeto social no Rio de Janeiro. Fruto de recorte de um dos capítulos de tese de doutorado, o estudo traz uma análise sobre as formas como os sujeitos da pesquisa enxergam a diversidade em música e seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem. As reflexões apresentadas não se constituem como respostas ou propostas, mas fornecem pontes para pensarmos a diversidade em música em suas dimensões humana, cultural e musical.

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Biografía del autor/a

Paulo Roberto de Oliveira Coutinho, Colégio Pedro II

Paulo Coutinho é doutor em Música (Área de concentração: Música e Educação) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGM/UNIRIO), mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGM/UFRJ) e licenciado em Música pela mesma Universidade. Atuou como professor temporário do Instituto Benjamin Constant (IBC), de 2009 a 2011, na área de reabilitação. Foi professor efetivo de Educação Musical do Município do Rio de Janeiro (SME) atendendo turmas do primeiro e do segundo segmentos do ensino fundamental de 2011 a 2016. Atualmente, é professor efetivo do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II, atendendo turmas do Ensino Médio no campus Niterói. Atua na linha de pesquisa sobre processos de ensino-aprendizagem em música, prática de conjunto, diversidade e interculturalidade.
http://lattes.cnpq.br/6450572508825001

Inês de Almeida Rocha, UNIRIO/Colégio Pedro II

Inês Rocha é Professora Titular Colaboradora Permanente do Programa de Pós-Graduação e Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Professora Titular de Educação Musical aposentada pelo Colégio Pedro II, líder do Grupo de Pesquisas GEPEAMUS e integrante do GECULT e do GTPM/ARLAC/IMS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nas áreas de Educação Musical, História da Educação Musical e Musicologia Histórica, abordando temas tais como: educação básica, educação de mulheres, acervos musicais escolares, biografias e pesquisa (auto)biográfica. Trabalha com fontes hemerográficas, cartas pessoais, depoimentos orais, egodocumentos e documentos referentes à cultura material e sonora escolar em diferentes suportes. Concluiu mestrado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário, doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil), com bolsa PDEE na Universidad de Alcalá (Espanha). Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidad de Valladolid-ES. Participa como coordenaçãdora geral do GTE História da Educação Musical da Associação Brasileira de Educação Musical, desde 2001. Integrou o Corpo Editorial da Interlúdio e integra a Editoria da Revista Debates. Atuou como cantora do Coro de Câmera Pró-Arte (Rio de Janeiro-BR) e do Coro Universitario de Alcalá (Alcalá de Henares-ES).
http://lattes.cnpq.br/8614237321709081

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Publicado

2024-05-22

Cómo citar

Coutinho, P. R. de O., & Rocha, I. de A. (2024). Diversidade musical: reflexões e análises a partir das percepções de professores de música em um projeto social. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32206. https://doi.org/10.33054/ABEM202432206