Aprender a ensinar no estágio supervisionado: a profissionalidade docente como referência

Autores/as

  • Nair Aparecida Rodrigues Pires Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Resumen

Este ensaio tem como foco discutir a formação de professores de música, com foco naaprendizagem da docência no estágio supervisionado. Tomando como ponto de partida a ideia de formarpara uma profissão, os argumentos construídos se apoiam em conceitos como formação, profissionalidade,identidade e socialização para defender a seguinte tese: o curso de Licenciatura em Música formaprofessores de música para ensinar música, e os processos de socialização ao longo do estágiosupervisionado contribuem para construir identidades e profissionalidades docentes. A concepção deestágio supervisionado como rito de transição e espaço de múltiplos encontros embasa a proposta de umaabordagem didática para aprender a ensinar música, que tem como referência a profissionalidade do grupoprofissional. Os Ciclos de Aprendizagem organizados em três fases podem se resumir da seguinte maneira:ele faz (professor supervisor), nós fazemos (professor supervisor e licenciando), eu faço (licenciando). Asugestão é de que o licenciando tenha experiência com diferentes tipos de ações didáticas de gestão daclasse e gestão dos aprendizados. As fases pensadas como processo podem ser organizadas de acordocom a necessidade de desenvolvimento profissional de cada licenciando. O registro e a reflexão sobre oconteúdo dos diferentes Ciclos de Aprendizagem, configurados ao longo do curso, podem contribuir paratrazer à luz o processo de construção da identidade e profissionalidade do futuro professor, nos cursos deLicenciatura em Música.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nair Aparecida Rodrigues Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pós-Doutorado em Educação pela Université Laval (UL/CA), Doutorado e Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), Especialização em Educação Musical e Graduação em Piano pela Escola de Música da UFMG. Professora Aposentada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente está como Professora Visitante da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), Professora Colaboradora do Mestrado Profissional Educação e Docência (PROMESTRE/FaE/UFMG), e Coordenadora do Projeto APPIA/Música da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH/MG). Tem experiência no campo da formação de professores, ministrando disciplinas de Estágio Supervisionado e Metodologia da Educação Musical, coordenando o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFOP) e projetos de extensão. Tem interesse de pesquisa em temas como profissionalidade docente, estágio supervisionado, formas de organização do ensino de música, dispositivos didáticos de formação docente. Contribuiu com a Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (REVISTA DA ABEM) como Presidenta do Conselho Editorial (2020-2022) e como Membra no período de 2017-2019.

Publicado

2023-05-19

Cómo citar

Rodrigues Pires, N. A. (2023). Aprender a ensinar no estágio supervisionado: a profissionalidade docente como referência. REVISTA DA ABEM, 31(1). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1193

Número

Sección

Artigos