Aprender a ensinar no estágio supervisionado: a profissionalidade docente como referência
Resumen
Este ensaio tem como foco discutir a formação de professores de música, com foco naaprendizagem da docência no estágio supervisionado. Tomando como ponto de partida a ideia de formarpara uma profissão, os argumentos construídos se apoiam em conceitos como formação, profissionalidade,identidade e socialização para defender a seguinte tese: o curso de Licenciatura em Música formaprofessores de música para ensinar música, e os processos de socialização ao longo do estágiosupervisionado contribuem para construir identidades e profissionalidades docentes. A concepção deestágio supervisionado como rito de transição e espaço de múltiplos encontros embasa a proposta de umaabordagem didática para aprender a ensinar música, que tem como referência a profissionalidade do grupoprofissional. Os Ciclos de Aprendizagem organizados em três fases podem se resumir da seguinte maneira:ele faz (professor supervisor), nós fazemos (professor supervisor e licenciando), eu faço (licenciando). Asugestão é de que o licenciando tenha experiência com diferentes tipos de ações didáticas de gestão daclasse e gestão dos aprendizados. As fases pensadas como processo podem ser organizadas de acordocom a necessidade de desenvolvimento profissional de cada licenciando. O registro e a reflexão sobre oconteúdo dos diferentes Ciclos de Aprendizagem, configurados ao longo do curso, podem contribuir paratrazer à luz o processo de construção da identidade e profissionalidade do futuro professor, nos cursos deLicenciatura em Música.Descargas
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