Significados da música para pessoas em privação de liberdade

Autores/as

  • José Fortunato Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso

Resumen

O campo de estudo desse artigo é a educação musical através do canto coral como meio de inclusão social de pessoas em privação de liberdade. Seu objetivo é mostrar os diferentes significados que a música pode assumir para esse público. Dessa forma, tais significados podem ser utilizados no planejamento de sua educação musical e desenvolvidos por meio do canto coral ou mesmo de outras práticas musicais. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica nas áreas da educação musical, psicologia e sociologia, entrevistas estruturadas com vinte pessoas em privação de liberdade e a pesquisaação, em que o pesquisador atuou como regente de canto coral. Os dados coletados foram analisados, categorizados e cruzados. Nos resultados obtidos da coleta de dados foi identificada uma diversidade de significados da música, levando-se em consideração a condição de privação de liberdade em que se encontram as pessoas observadas e entrevistadas. Destacaram-se a expressão de sentimentos, a sublimação, mas sobretudo como uma forma de terapia. Concluímos que a música pode assumir diferentes significados para cada pessoa, mas que pode caracterizar um grupo, como é o caso de pessoas em privação de liberdade. A proposta de sua utilização como meio de inclusão social pode ser mais efetiva se tais significados forem conhecidos e considerados pelo educador no planejamento de atividades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Fortunato Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Música com área de concentração em Fundamentos Teóricos pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP (2012). Mestre em Artes com área de concentração em Musicologia pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP (2003). Graduado em Música com habilitação em Piano pelo Instituto Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes da UNI-RIO (1994). Graduado em Música Sacra com habilitação em Piano pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1990). Autor dos livros "Educação de adolescentes em conflito com a lei: fatores socioculturais" (2015) e "Educação musical de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa através do canto coral" (2016). Desde 2011 é professor nos cursos de Música do Departamento de Artes da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. Foi Coordenador do Curso de Música-Licenciatura de abril de 2017 a abril de 2019.

Publicado

2023-05-24

Cómo citar

Fernandes, J. F. (2023). Significados da música para pessoas em privação de liberdade. REVISTA DA ABEM, 31(1). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1183

Número

Sección

Artigos