Fundamentos da semiótica da canção aplicados à musicalização de adultos
Resumen
Este estudo tem por objetivo investigar possíveis contribuições da Semiótica da Canção – em especial as proposições de seu criador, o linguista Luiz Tatit – à educação musical de adultos. A partir de uma delimitação do objeto “canção popular”, o estudo avança para questões relativas à concomitância entre “canto” e “fala” no interior das canções. Chega, assim, aos modos de integração entre a melodia e a letra da canção, foco principal da teoria semiótica, dos quais extrai questões relativas às alterações de andamento e sua participação na construção de sentido. Ainda nessa mesma senda, o texto reflete sobre a sobreposição das oscilações do canto/fala à regularidade pulsante de ostinatos percussivo/corporais. Com isto, fundamentam-se, a partir de uma teoria especialmente criada para o estudo da canção, algumas proposições práticas para a sala de aula.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).