“Brinquedorias” no rádio

Autores/as

  • Ana Consuelo Ramos Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumen

A partir do estudo da produção musical e artística do Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña (MoCILyC), realizado em meu Doutorado (RAMOS, 2018a), continuo a investigação, analisando concepções de infância e criança presentes nas atividades radiofônicas produzidas por integrantes do Comitê Permanente deste Movimento. Uma das questões orientadoras deste breve estudo é: o que é fazer rádio para crianças? Fundamentada em aportes da Sociologia da Infância, da Filosofia e da Educação, analiso princípios filosóficos e conceituais para a produção do programa Serelepe: uma pitada de música infantil transmitido pela Rádio UFMG Educativa. Este programa integrou o projeto de Extensão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), Serelepe: Brinquedorias Sonoras e Cênicas. O projeto focalizou a pesquisa e a invenção de brincadeiras. Mediante tal ênfase, verifico como as brincadeiras ocorrem no programa de rádio Serelepe. Dentre os resultados obtidos, infiro que a brincadeira, no Brinquedorias, é articulada de forma coerente com seus pressupostos conceituais em ambas as instâncias do projeto. Referente à atividade radiofônica, percebi que a brincadeira está presente nas canções com letras instigantes e ritmos que se vinculam ao conteúdo, nos diálogos cômicos e na entonação das vozes dos(as) apresentadores(as) e personagens criados em situações fantasiosas, ou seja, na dramaturgia pensada para o rádio, que podem aguçar a curiosidade e imaginação das crianças. O conceito de infância e correlatos se coaduna a dos teóricos consultados, que respeitam a sensibilidade e inteligência da criança, reconhecida como sujeito de direitos inserido em distintos contextos sociais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Consuelo Ramos, Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais

Ana Consuelo Ramos é docente na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, desde 1995. Com Bacharelado em Piano, é Mestre em Música e Doutora em Educação. Integra o Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (PUC/Minas) e o TeclaMinas: Grupo de Pesquisa em Performance e Pedagogia do Piano (UFSJ). É membro pesquisadora da Rede Emíli@ - Rede interdisciplinar ibero-americana de estudos e pesquisas sobre direitos fundamentais e políticas para o bem-estar integral de crianças e jovens. É coautora dos livros didáticos Piano 1 e Piano 2: arranjos e atividades.

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-3946-0333

Publicado

2022-12-09

Cómo citar

Ramos, A. C. (2022). “Brinquedorias” no rádio. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1137

Número

Sección

Artigos