Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical

Autores/as

  • Delmary Vasconcelos de Abreu Membro do Conselho Editorial

Resumen

Este artigo, de caráter teórico, circunscrito à educação musical e pesquisa (auto)biográfica, trata do conceito de musicobiografização que venho construindo com as pesquisas realizadas no campo da educação musical no Brasil. Ao longo das reflexões busquei argumentar, justamente, sobrea necessidade de se assumir a musicobiografização como um acontecimento apropriador automedial para propiciar ao campo da educação musical um modo de contribuir com a formação dos sujeitos que se relacionam com a música. Com exemplos práticos advindos de pesquisas busquei compreender a automedialidade como uma refiguração do acontecimento apropriador, que, nos proferimentos performativos explícitos, no ato de fazer narrativas de si mediado pela música, é onde reside a ação.Por ser um artigo de caráter teórico ensaístico, a discussão aqui não se configura como um pensamento sistematizado, mas, uma vez localizado no movimento (auto)biográfico empreendido dentro do campo da educação musical por cerca de duas décadas, a proposta consistiu em discutir e aprofundarminha intenção em contribuir com a noção de musicobiografização para as dimensões epistemológicas e metodológicas que apontam potencialidades e desafios para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Delmary Vasconcelos de Abreu, Membro do Conselho Editorial

Docente de música da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em música pela UFRGS, mestrado em linguagem (UFMT), licenciatura em letras (Unemat) e em música (IPA/RS). Possui pós-doutorado em educação na linha cultura, escrita e linguagens pela UFPel. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB e líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Autobiografia, certificado pelo CNPq desde 2013.

 


Publicado

2022-10-28

Cómo citar

Abreu, D. V. de. (2022). Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1099

Número

Sección

Artigos