As abordagens holística, fragmentada e mista no ensino tutorial de instrumento musical

Autores/as

  • Ricieri Carlini Zorzal Universidade Federal do Maranhão

Resumen

A literatura tem discutido os desafios do ensino tutorial de instrumento musical. Todavia, master classes possuem idiossincrasias que demandam uma atenção especial. Assim, coloca-se a pergunta: Como o professor aborda o processo de ensino em um ambiente de master class de instrumento musical? Para investigar essa questão, esta pesquisa empregou a estratégia de estudo de caso exploratório em uma amostra de 60 master classes de violão. Essas master classes foram transcritas e analisadas individualmente com foco no processo de ensino do professor, sendo três delas apresentadas em detalhes no corpo deste artigo. Os resultados indicam que, nesse formato de ensino, o professor pode adotar três abordagens distintas: holística; fragmentada; e mista. A abordagem holística é caracterizada por uma série de instruções sobre conceitos performativos gerais que extrapola ou renuncia o uso de trechos específicos da obra tocada pelo estudante durante a aula. A abordagem fragmentada é caracterizada por um trabalho concentrado em situações técnico-musicais que captam a atenção do professor e/ou em trechos específicos da obra apresentada pelo estudante. A abordagem mista trabalha de maneira intercalada ou complementar as duas abordagens descritas anteriormente. Por fim, esta pesquisa discute os benefícios e desafios associados a cada uma dessas abordagens de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. É Professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão, onde exerceu, entre 2012 e 2015, a função de chefe do Departamento de Artes. Coordenou, de 2010 a 2014, o Núcleo de Humanidades do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, órgão deliberativo responsável pelas publicações científicas e pela organização de eventos acadêmicos do CCH-UFMA. Coordena o grupo ENSAIO (grupo de pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Performance Musical), que tem projetos de pesquisa financiados pela FAPEMA e CNPq e tem publicado seus resultados em periódicos especializados e congressos no Brasil e no exterior.bacharel em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. É Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão, onde exerceu, entre 2012 e 2015, a função de chefe do Departamento de Artes. Coordenou, de 2010 a 2014, o Núcleo de Humanidades do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UFMA, órgão deliberativo responsável pelas publicações científicas e pela organização de eventos acadêmicos do CCH-UFMA. Coordena o grupo ENSAIO (grupo de pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Performance Musical), que tem projetos de pesquisa financiados pela FAPEMA e CNPq e tem publicado seus resultados em periódicos especializados e congressos no Brasil e no exterior.

Publicado

2022-10-11

Cómo citar

Zorzal, R. C. (2022). As abordagens holística, fragmentada e mista no ensino tutorial de instrumento musical. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1058

Número

Sección

Artigos