As questões da música na cantoria: o mito sobre o dom

Autores/as

  • Rodolfo Rodrigues Universidade Federal da Paraíba

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir algumas questões relacionadas à música no âmbito da cantoria repentista. Para isso, serão tomados como bases conceituais as teorias de Capital Cultural e Capital Artístico de Pierre Bourdieu, e a perspectiva de talento musical apresentada nos estudos de Schroeder (2004; 2005). Para a análise foram considerados dois trechos de três entrevistas com cantadores da cidade de Juazeiro do Norte-CE, realizadas no ano de 2018. A análise nos permitiu perceber que o discurso acerca do processo de aprendizagem poético-musical, bem como do “sucesso” profissional do poeta repentista, pautava sobre a perspectiva do “dom”, encobrindo um processo mais amplo de aprendizagem musical. Com esse trabalho, esperamos levantar novos questionamentos acerca do desenvolvimento das aquisições musicais, atentando ao fato de que a aprendizagem não se restringe aos dotados de dom e/ou talento “sobrenatural”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodolfo Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Música, pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciado em Música pela Universidade Federal do Cariri (2018). Professor da rede municipal de ensino de Sobral, Ceará. Idealizador do projeto De Repente em Ação, projeto de ação acadêmica da Universidade Federal do Cariri, que no triênio 2017-2019 realizou o mapeamento dos Cantadores Repentistas no polo central da região metropolitana do Cariri cearense.

Publicado

2022-10-11

Cómo citar

Rodrigues, R. (2022). As questões da música na cantoria: o mito sobre o dom. REVISTA DA ABEM, 30(2). Recuperado a partir de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1019

Número

Sección

Artigos