Formação de professores de música: contribuições a partir de uma pesquisa sobre o contexto argentino
Resumen
Este artigo apresenta dados e análises de uma pesquisa que buscou compreender concepções e modelos de formação de professores de música na Argentina. Esta pesquisa fundamentou-se nos paradigmas de formação docente, nos modelos de formação de professores de música e no conceito de habitus conservatorial. Foram realizados três grupos focais com alunos e 18 entrevistas com professores de uma universidade, uma escola de música popular e um conservatório de música na Argentina, além de consultas a documentos oficiais e projetos pedagógicos daquele país. Dentre outros aspectos, verificou-se a coexistência de um modelo que foca na formação do músico e outro que foi designado “quarto modelo” ou “modelo de formação do professor de música”, pois busca o equilíbrio entre conteúdos pedagógicos e conteúdos musicais. Os resultados desta pesquisa podem contribuir para discussões sobre a formação de professores de música, especialmente na América Latina, incluindo o Brasil.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).