Rousseau, Schumann e Kodaly: visões convergentes em pedagogia musical
Abstract
No campo da educação musical, assim como na educação geral, as referênciasa Jean-Jacques Rousseau, escritor e filósofo do século XVIII, são onipresentes.Os reformadores da pedagogia musical do século XX são associados a ele diretaou indiretamente. Muitos teóricos e historiadores das pedagogias ativas viram nopensamento do compositor e pedagogo húngaro, Zoltán Kodály, a expressão de umrosseauniano convencido. De fato, o “método Kodály” parece ter sido homologadosegundo os procedimentos de educação musical contidos em Emílio, de Rousseau.No entanto, Kodály não reivindica de forma alguma nos seus escritos a influência deRousseau. O presente texto pretende elucidar o mistério dessa evolução histórica.De forma filológica e hermenêutica, compara os textos de origem e os interpreta àluz das sensibilidades da época. Assim, o código pedagógico de Robert Schumann,destinado aos seus alunos de piano, revela-se ser o elo entre Rousseau e Kodály.
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