A prática de pesquisa na formação de professores de música: experiências de licenciandos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Música – GRUMUS/UFRN
Abstract
Este artigo objetiva refletir sobre as influências da pesquisa empírica na graduaçãoem música para a formação docente. O trabalho é problematizado ampliandoa concepção de que a pesquisa na graduação serve para construir a habilidadede professor-reflexivo do futuro licenciado. Como metodologia de pesquisa, foramrealizadas entrevistas semiestruturadas com alunos do curso de Licenciatura emMúsica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com experiênciasem pesquisa. Utilizamos, ainda, a constituição de referencial teórico na área depesquisa e formação docente. O foco está nos desdobramentos das concepçõese estratégias de pesquisa em educação musical para a formação de professoresde música. Como resultado, pudemos concluir que, no processo de formação doprofessor, a pesquisa empírica consegue abrir espaços de reflexões não apenasnas inter-relações entre teoria-prática e na constituição de profissionais reflexivos,mas também pode contribuir na esfera das problematizações circundantes à práticaformativa e ao fortalecimento da área de música como campo científico.Downloads
References
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