Apre(e)ndendo músicas: na vida e nas escolas
Abstract
A partir de três cenas verídicas, este ensaio discute questões concernentes à relação com amúsica na vida e nas escolas. A primeira cena diz respeito à valorização da música grafada, em detrimentode outras práticas musicais que não têm como base a notação. Analisamos como a oposição entre amúsica popular e a música erudita tem se mantido e reproduzido histórica e culturalmente, sedimentandopráticas culturais e valores sociais distintos, assim como formas próprias de ensino-aprendizagem.Constatamos a ausência de professores de música em escolas de ensino fundamental, analisandocomo isso corresponde a um privilégio das escolas de música especializadas e a um descompromissocom a educação básica. Finalmente, discutimos a necessidade de considerar, no processo educativo, adiversidade de manifestações musicais – inclusive da indústria cultural – que fazem parte da vivência doaluno. Concluimos apontando que a permanência do modelo tradicional de ensino de música dificulta arenovação das práticas pedagógicas na área.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).