A visão dos professores de música sobre as competências docentes necessárias para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio

Authors

  • Daniela Dotto Machado Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Abstract

A pesquisa de que trato neste artigo teve como objetivo investigar as competênciasdocentes que, na visão dos professores de música atuantes no ensino fundamental e médio, sãonecessárias para o exercício da prática pedagógico-musical no contexto escolar. Para a análisedos dados tomei como fundamentação teórica a noção de competência de Philippe Perrenoud.Nesse estudo empreguei o método de survey. Através dele foram selecionados 12 professores demúsica atuantes no ensino fundamental e médio de Santa Maria (RS), que participaram da pesquisa.As informações dos docentes foram coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. Setecompetências docentes foram identificadas: 1) elaborar e desenvolver propostas de ensino musicalno contexto escolar; 2) organizar e dirigir situações de aprendizagem musical “interessantes” aosalunos; 3) administrar a progressão de aprendizagens musicais dos alunos; 4) administrar osrecursos que a escola dispõe para a realização do ensino de música; 5) conquistar a valorizaçãodo ensino musical no contexto escolar; 6) relacionar-se afetivamente com os alunos, estipulando emantendo limites; e 7) manter-se em continuado processo de formação profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2004-09-01

How to Cite

Machado, D. D. (2004). A visão dos professores de música sobre as competências docentes necessárias para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio. REVISTA DA ABEM, 12(11). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/345

Issue

Section

Artigos