Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório

Authors

  • Simone Lacorte Escola de Música de Brasília
  • Afonso Galvão Universidade Católica de Brasília (UCB)

Abstract

Esta pesquisa, de caráter qualitativo exploratório, focalizou processos de aprendizagemde músicos populares. Teve como objetivos investigar experiências iniciais de aprendizagem; identificarsignificações sobre músico “bom de ouvido” e “escuta atenta e intencional”; investigar a experiênciaprofissional do músico popular e como isso se constitui no processo de aprendizagem continuada.O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados dezmúsicos populares que atuam profissionalmente em Brasília (freelancers). Os resultados demonstramque a habilidades adquiridas por esses profissionais se baseiam, na prática, em contextosdiversificados, que incluem desde espaços não-escolares à formação acadêmica tradicional. Osfatores determinantes apresentados dizem respeito à rede social na qual os participantes estavaminseridos desde a infância e a uma forte motivação pessoal capaz de fazer superar dificuldadesiniciais de aprendizagem. Professores particulares, aulas em conservatórios e workshops tambémconstituíram importantes aspectos na aprendizagem musical desses profissionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-04-22

How to Cite

Lacorte, S., & Galvão, A. (2014). Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório. REVISTA DA ABEM, 15(17). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/278

Issue

Section

Artigos