Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório
Abstract
Esta pesquisa, de caráter qualitativo exploratório, focalizou processos de aprendizagemde músicos populares. Teve como objetivos investigar experiências iniciais de aprendizagem; identificarsignificações sobre músico “bom de ouvido” e “escuta atenta e intencional”; investigar a experiênciaprofissional do músico popular e como isso se constitui no processo de aprendizagem continuada.O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados dezmúsicos populares que atuam profissionalmente em Brasília (freelancers). Os resultados demonstramque a habilidades adquiridas por esses profissionais se baseiam, na prática, em contextosdiversificados, que incluem desde espaços não-escolares à formação acadêmica tradicional. Osfatores determinantes apresentados dizem respeito à rede social na qual os participantes estavaminseridos desde a infância e a uma forte motivação pessoal capaz de fazer superar dificuldadesiniciais de aprendizagem. Professores particulares, aulas em conservatórios e workshops tambémconstituíram importantes aspectos na aprendizagem musical desses profissionais.Downloads
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