Modernidade e Modernismo na Iniciação Musical e nas práticas educativas de Liddy Chiaffarelli Mignone
Abstract
Este ensaio tem como objetivo analisar o curso de Iniciação Musical desenvolvido por Liddy Chiaffarelli Mignone, estabelecendo conexões entre as práticas educativas musicais adotadas e os pressupostos pedagógicos do curso, considerando um contexto social de modernidade e o movimento cultural denominado no Brasil como Modernismo. A Iniciação Musical apresentou particularidades em sintonia com a forma como a modernidade configurou-se no Brasil, e que, no presente texto, é pensado em torno das dualidades continuidades/rupturas, tradição/novo e global/local. Como referencial teórico, recorre-se, neste trabalho, às análises e concepções de autores como Zygmunt Bauman, Stuart Hall, Anthony Giddens, Nestor Garcia Canclini, Neide Resende, Eduardo Moraes, dentre outros, que contribuíram para a compreensão da modernidade e do Modernismo, visando melhor conhecer o ensino de música nas décadas de 1930 a 1950.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).