Modernidade e Modernismo na Iniciação Musical e nas práticas educativas de Liddy Chiaffarelli Mignone

Authors

  • Inês Rocha Colégio Pedro II - PPGM-PROEMUS (UNIRIO)

Abstract

Este ensaio tem como objetivo analisar o curso de Iniciação Musical desenvolvido por Liddy Chiaffarelli Mignone, estabelecendo conexões entre as práticas educativas musicais adotadas e os pressupostos pedagógicos do curso, considerando um contexto social de modernidade e o movimento cultural denominado no Brasil como Modernismo.  A Iniciação Musical apresentou particularidades em sintonia com a forma como a modernidade configurou-se no Brasil, e que, no presente texto, é pensado em torno das dualidades continuidades/rupturas, tradição/novo e global/local.  Como referencial teórico, recorre-se, neste trabalho, às análises e concepções de autores como Zygmunt Bauman, Stuart Hall, Anthony Giddens, Nestor Garcia Canclini, Neide Resende, Eduardo Moraes, dentre outros, que contribuíram para a compreensão da modernidade e do Modernismo, visando melhor conhecer o ensino de música nas décadas de 1930 a 1950.

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Published

2018-05-07

How to Cite

Rocha, I. (2018). Modernidade e Modernismo na Iniciação Musical e nas práticas educativas de Liddy Chiaffarelli Mignone. REVISTA DA ABEM, 25(39). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/253

Issue

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Artigos