Práticas musicais na Educação de Jovens e Adultos: uma abordagem geracional
Abstract
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa em educação musical sobre aprendizagemmusical entre pessoas de diferentes gerações. Foram investigadas formas de interações estabelecidasentre estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo por objetivo entender: (i) modos eprocessos de aprendizagens musicais tecidos por estudantes de diferentes idades; (ii) como o contextoda EJA produz e interfere nas aprendizagens e nas práticas musicais desses/as1 estudantes; (iii) seexiste um processo de coeducação musical entre pares. Situado no campo da educação musicalperspectivada pela sociologia (Small, 1984; Souza, 2000; 2004, entre outros), nesse estudo se entrelaçamreferências das ciências sociais, educação e educação musical para fundamentar um objetoem educação musical construído pelos eixos temáticos EJA e geração (Ariès, 1981; Bourdieu, 1983;Debert, 1998; Oliveira, 1999, entre outros). Trata-se de um estudo de caso de orientação qualitativarealizado em uma escola que atende exclusivamente a EJA.Downloads
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