Por uma educação musical humanizadora: uma experiência a várias mãos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33054/ABEM202432201

Keywords:

educação musical humanizadora, projetos sociais e música, processos educativos

Abstract

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto social de ensino de música, na busca por traçar reflexões sobre o conceito de educação musical humanizadora. A pesquisa teve como objetivo identificar e descrever práticas musicais coletivas que ocorressem nos espaços de convivência do Projeto Guri, na cidade de Batatais (SP). Após a identificação de tais práticas procurou-se descrever quais eram os processos educativos que decorriam das relações entre alunos e alunas em seu envolvimento entre eles e com a música. Entende-se que de toda prática social, incluindo as práticas musicais, emergem processos educativos que podem contribuir com a produção do conhecimento em educação musical. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa na perspectiva da pesquisa participante, em que a coleta de dados se configurou pela observação, pelo uso de diários de campo e entrevistas. Foram identificadas três práticas musicais, havendo a inserção do pesquisador em cada delas com a finalidade de conviver, participar e identificar processos educativos. Para este artigo, como recorte, apresento uma dessas práticas. Os resultados apontam processos educativos importantes para se pensar uma educação musical humanizadora. Dentre eles destaco: colaboração, aprendizado coletivo, diálogo, a importância em ouvir o outro, criação de autonomia, tomada de decisões, a satisfação e alegria em ensinar e em se reunir para fazer música, o desentendimento e a busca por soluções, o expressar de opinião.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Pedro Dutra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedro Dutra é doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), no programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global. Mestre em Educação também pela UFSCar e licenciado em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Letras e Artes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Vice-coordenador do Programa de Extensão Arte em Trânsito, onde coordena o Projeto Oficina de Cordas. É pesquisador no MIRADA – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente da Faculdade de Educação da UFJF. Tem experiência no campo da formação de professores, atuando como orientador no Programa de Residência Docente da UFJF.
http://lattes.cnpq.br/3945855591148052

References

ARRUDA, Murilo Ferreira Velho de.; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; COSTA, Bruna Fuentes. Educação musical humanizadora em um projeto de extensão: desvelando processos educativos. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s. l.], v. 9, n. 3, p. 165-172, 2018.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Saber e ensinar: três estudos de educação popular. 2. ed. Campinas: Papirus, 1986.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Cultura popular. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (org.). Pesquisa participante: o saber da partilha. Aparecida: Ideias e Letras, 2006.

BRITO, Teca Alencar de. Koellreuter educador: o humano como objetivo da educação musical. 2. ed. São Paulo: Peirópolis, 2011.

DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade y eurocentrismo. In: DUSSEL, Enrique. Hacia una filosofía política crítica. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2001.

FIORI, Ernani Maria. Textos escolhidos: v. II: educação e política. Porto Alegre: L&PM, 1991.

FIORUSSI, Eduardo. Roda de choro: processos educativos na convivência entre músicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. São Paulo: Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GALON, Mariana da Silva. Concepções de criação musical na prática docente no contexto da colonialidade e na perspectiva da humanização. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da Abem, Porto Alegre, v. 10, p. 43-51, mar. 2004.

KLEBER, Magali Oliveira. A rede de sociabilidade em projetos sociais e o processo pedagógico-musical. Revista da Abem, Londrina, v. 19, n. 26, p. 37-46, jul./dez. 2011.

MEJÍA JIMÉNEZ, Marcos Raul. Paradoxos da educação popular e de seus atores em tempos de governos progressistas e coronavírus. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 29, n. 2, p. 131-146, 2021.

OLIVEIRA, Maria W. et al. Pesquisando processos educativos em práticas sociais: reflexões e proposições teórico-metodológicas. In: OLIVEIRA, Maria W.; SOUSA, Fabiana R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EDUFSCar, 2014a. p. 113-141.

OLIVEIRA, Maria W. et al. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria W.; SOUSA, Fabiana R. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EDUFSCar, 2014b. p. 29-46.

OLIVEIRA, Pedro Augusto Dutra. Cantos, danças rodas e resistência na comunidade Trovadores do Vale. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

PENNA, Maura; BARROS, O. R. N; MELLO, M. R. Educação musical como função social: qualquer prática vale? Revista da Abem, Porto Alegre, v. 20, n. 27, p. 65-78, 2012.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da Abem, Londrina, v. 22, n. 32, p. 90-103, jan./jun. 2014.

PREVIATO, Daniel Biancone. Humanização, educação musical e escola: processos educativos no musical de evangelização Santo Agostinho. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Felicidade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

RODRIGUES, Rodolfo. As questões da música na cantoria: o mito sobre o dom. Revista da Abem, [s. l.], v. 30, n. 2, e30201, 2022.

SCHROEDER, Silvia Cordeiro Nassif. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas teóricas para a educação musical. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

SEVERINO, Natália Búrigo; JOLY, Ilza Zenker Leme. Definindo conceitos: o que é isso que chamamos de educação musical humanizadora? In: JOLY, Ilza Zenker Leme; SEVERINO, Natália Búrigo (org.). Processos educativos e práticas sociais em música: um olhar para educação musical humanizadora. Pesquisas em educação musical. Curitiba: CRV, 2016.

Published

2024-03-07

How to Cite

Dutra, P. (2024). Por uma educação musical humanizadora: uma experiência a várias mãos. REVISTA DA ABEM, 32(2), e32201. https://doi.org/10.33054/ABEM202432201