A Educação Musical em planejamentos na Pedagogia: ciclos dilemáticos de um grupo de formação docente

Authors

  • Daffny Cristina Molina Lemes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Cláudia Ribeiro Bellochio Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Abstract

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender como a Educação Musical pode ser potencializada nos planejamentos de estudantes-estagiárias do Curso de Pedagogia/Noturno da UFSM, a partir de um grupo de formação docente. Considerando os pressupostos metodológicos da investigação-ação educacional a pesquisa foi desenvolvida por meio de encontros formativos entre um grupo de estudantes-estagiárias, professora em serviço e as pesquisadoras. Para tanto, os movimentos investigativos foram constituindo-se e abordados a partir da triangulação entre três espaços formativos denominados como Contexto do Estágio Supervisionado (ES); Docência Orientada (DO); e Encontros Formativos em Educação Musical. Como achados da pesquisa destaca-se a Música e a unidocência compreendidas por meio de ciclos dilemáticos evidenciados por estudantes-estagiárias do Curso durante suas atuações na educação básica (EB). São eles: Docência em Música e suas relações; Repertório musical e recursos formativos; Contexto escolar e articulações entre aprendizagens na prática pedagógica; e Tempo pedagógico e suas mediações. Acredita-se que a constituição de um grupo de formação docente em um espaço formativo musical participativo e colaborativo contribuiu para a superação dos dilemas de docentes estagiárias. Assim, foi possível perceber a ampliação dos modos de pensar e de fazer música durante o processo de desenvolvimento do ES e a construção da docência-estagiária em Música de professoras-referência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daffny Cristina Molina Lemes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Graduada em "Licenciatura em Música", pelo Centro Universitário Metodista IPA (2013). Pós-graduada em "Metodologia do Ensino de Artes" e "Educação Infantil" pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2016 e 2017). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM (2020), Linha de pesquisa: LP4 - Educação e Artes, com ênfase em Educação Musical. Doutoranda em Educação (2021-atual), desta mesma instituição (PPGE/UFSM). Membro do grupo de pesquisa Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical - FAPEM, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018-atual). Atualmente é docente no Centro Universitário Metodista IPA (2021-atual) e professora de Música e de Dança no Colégio Metodista Centenário, em Santa Maria/RS (2019-atual). Atuou como tutora a distância nas disciplinas de "Educação Musical", curso de Educação Especial; "Música e Educação A", curso de Licenciatura em Pedagogia - Noturno; e "Estágio Supervisionado B", curso de Música - Licenciatura, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2022-2023).

Cláudia Ribeiro Bellochio, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

É professora titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro consultor do gt 24 da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação Em Educação e membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Educação. Foi membro da comissão editorial Revista Brasileira de Educação (RBE). Atualmente compõe os conselhos editorias da Revista Educação (UFSM). OPUS (ANPPOM), Cadernos de Educacao (UFPEL), Art Journal (ARJ) e Imagens da Educação. Foi presidente, editora e membro do Conselho Editorial da Revista da ABEM. Na Associação Brasileira de Educação Musical foi coordenadora regional, representante estadual e, no momento, é membro do conselho fiscal. Na ABEM e na ANPPOM tem coordenado comitês científicos dos eventos nacionais e regionais. É coordenadora do Projeto Museu do Conhecimento - SCIENTHIA (FINEP/UFSM). Nas UFSM. em 2012 recebeu concessão de Mérito Extensionista "Professor Mariano da Rocha Filho" e, em 2022, recebeu a premiação de Destaque em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, formação de professores, estágio supervisionado, educação, pedagogia e canto coral.

Published

2023-10-17

How to Cite

Lemes, D. C. M., & Bellochio, C. R. (2023). A Educação Musical em planejamentos na Pedagogia: ciclos dilemáticos de um grupo de formação docente. REVISTA DA ABEM, 31(1). Retrieved from https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/1212

Issue

Section

Artigos