A Educação Musical em planejamentos na Pedagogia: ciclos dilemáticos de um grupo de formação docente
Abstract
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender como a Educação Musical pode ser potencializada nos planejamentos de estudantes-estagiárias do Curso de Pedagogia/Noturno da UFSM, a partir de um grupo de formação docente. Considerando os pressupostos metodológicos da investigação-ação educacional a pesquisa foi desenvolvida por meio de encontros formativos entre um grupo de estudantes-estagiárias, professora em serviço e as pesquisadoras. Para tanto, os movimentos investigativos foram constituindo-se e abordados a partir da triangulação entre três espaços formativos denominados como Contexto do Estágio Supervisionado (ES); Docência Orientada (DO); e Encontros Formativos em Educação Musical. Como achados da pesquisa destaca-se a Música e a unidocência compreendidas por meio de ciclos dilemáticos evidenciados por estudantes-estagiárias do Curso durante suas atuações na educação básica (EB). São eles: Docência em Música e suas relações; Repertório musical e recursos formativos; Contexto escolar e articulações entre aprendizagens na prática pedagógica; e Tempo pedagógico e suas mediações. Acredita-se que a constituição de um grupo de formação docente em um espaço formativo musical participativo e colaborativo contribuiu para a superação dos dilemas de docentes estagiárias. Assim, foi possível perceber a ampliação dos modos de pensar e de fazer música durante o processo de desenvolvimento do ES e a construção da docência-estagiária em Música de professoras-referência.
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