Licenciatura em Música: mediações e contradições entre formação e prática docente
Abstract
A presente pesquisa analisa as contradições entre formação e prática docente em música, tendo como vetores de discussão a pré-formação musical e seus condicionamentos para a formação superior, bem como as relações entre as dimensões formativas da graduação e a prática docente em música. O artigo apresenta uma parcela dos dados de pesquisa de doutorado, realizada junto a 40 egressos de 4 cursos de Licenciatura em Música de instituições públicas de Ensino Superior do Estado do Paraná, com coleta realizada por meio de questionário de perguntas abertas e tratadas a partir da análise de conteúdo. A pré-formação musical revela definições e concepções sobre Música, formação e prática docente que enfatizam discursos do senso comum, reducionistas quanto às potencialidades da área e que permanecem na atuação profissional. No campo das relações entre as dimensões formativas e a prática docente, os dados apontam a reprodução de conceitos fundamentados na capacitação técnico-instrumental, que restringe o sentido do conhecimento teórico e destitui a formação de seu caráter crítico mais amplo e enquanto práxis. Nessa conjuntura, os cursos de formação de professores se inscrevem como elemento de mediação entre a pré-formação musical e a prática docente, objetivando reelaborar as interpretações dos sujeitos envolvidos, mostrando a relação dialética existente entre conhecimento elaborado e senso comum, entre as demandas do capital e um novo modo de sociabilidade e entre conceitos de Música e Arte difundidos na sociedade e sua ressignificação.Downloads
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