A teoria da autodeterminação e as influências das necessidades psicológicas básicas na motivação dos professores de música

Autores

  • FRANCINE KEMMER CERNEV Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • LIANE HENTSCHKE Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este estudo relata as percepções psicológicas dos professores de música no contextoda educação básica à luz da teoria da autodeterminação. Uma das mais importantesproposições dos criadores e pesquisadores desse referencial teórico incide sobre comoos fatores ambientais podem facilitar ou prejudicar o sentimento de autodeterminação,além de contribuir para qualidade do desempenho e a sensação de bem-estar pessoal.Segundo a teoria da autodeterminação, três necessidades psicológicas básicasprecisam ser satisfeitas: as necessidades de autonomia, competência e pertencimento.Seus proponentes consideram a teoria da autodeterminação uma abordagemdialética em que, para as pessoas satisfazerem suas necessidades psicológicasbásicas, necessitam de suporte e apoio do ambiente. O método utilizado foi umsurvey interseccional com o intuito de identificar as percepções psicológicas e suascorrelações entre as diversas variáveis do estudo. Os resultados da análise descritivados itens da escala revelaram que o contexto social pode auxiliar ou prejudicar essatendência natural psicológica, incidindo sobre suas percepções, comportamentos e,consequentemente, sua motivação.

This study reports the psychological perceptions of music teachers in the context of basiceducation from the perspective of self-determination theory. One of the most importantpropositions of the creators and researchers of this theoretical framework focuseson how environmental factors can facilitate or harm the feeling of self-determination,and contributes to quality performance and sense of well-being. According to selfdeterminationtheory, three basic psychological needs have to be satisfied: the needsfor autonomy, competence and relatedness. Proponents consider the self-determinationtheory a dialectical approach, that for people satisfy their basic psychological needs,they need support and assistance of the environment. The method used was anintersectional survey in order to identify the psychological needs and their correlationsbetween the variables of the study. The results of descriptive analysis from the items ofthe scale revealed that the social context may help or harm this natural psychological,focusing on their perceptions, behaviors and consequently their motivation.

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

CERNEV, F. K., & HENTSCHKE, L. (2013). A teoria da autodeterminação e as influências das necessidades psicológicas básicas na motivação dos professores de música. REVISTA DA ABEM, 20(29). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/93

Edição

Seção

Artigos