A autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distância: um estudo sobre os fatores de influência
Resumo
Este estudo qualitativo investiga os fatores que influenciam a presença ou ausênciade um comportamento autônomo no estudo de violão, em alunos do curso deLicenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)– modalidade a distância. Utilizando o desenho metodológico do estudo de caso,foram coletados dados de quatro alunos que, quando do início desse curso, eraminiciantes no instrumento. Esses dados foram coletados sob o ponto de vistados próprios alunos, dos tutores que trabalham com estes alunos e do própriopesquisador, a fim de garantir a confiabilidade dos resultados. A fundamentaçãoteórica diz respeito aos autores que discutem o conceito de autonomia, seja naeducação, educação musical ou educação a distância. Os resultados apresentadosapontam para a capacidade de reflexão sobre a própria produção enquanto alunode violão, como sendo o principal fator que influencia a autonomia desses alunos.
This qualitative study investigates the factors that influence the presence or absenceof an autonomous behavior when studying guitar, with music students of FederalUniversity of Rio Grande do Sul’s music course, offered thru distance education.Using the methodological design of case study, were collected data on four beginnersstudents in the instrument when the course started. These data were collected fromdifferent points of view: from the students themselves, the tutors who work with thesestudents and the researcher, in order to ensure reliability of results.The theoretical concerns authors that discuss the issue of autonomy, whether inEducation, Music Education or the Distance Education. The results suggest thecapacity for reflection on its own production as a student of guitar as the main factorthat influences autonomy of these students.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).