Educação musical e a ideia de arquiteturas pedagógicas: práticas na formação de professores da geração “nativos digitais”

Autores

  • LUCIANE CUERVO Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este trabalho apresenta e discute estudos e práticas que vêm sendo realizadosno âmbito do ensino superior, em disciplinas focadas na educação musicalcom a utilização de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nasmodalidades presencial e a distância. Defende-se uma abordagem fundamentadano conceito de arquiteturas pedagógicas, visando apontar possíveis recursosmetodológicos propostos a alunos de licenciatura em música, imersos no processode formação docente enquanto integrantes da geração que vem sendo chamadade “nativos digitais”.

This paper presents and discusses studies and practices that have been conductedwithin undergraduate context, in courses focused on Music Education with the useof ICT – Information and Communication Technologies, in the presence and distancelearning. It defends an approach based on the concept of Pedagogical Architectureswith the aim to identify possible strategies for musical development of students ofthe generation that have been called “digital natives”, immersed in the process ofteacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LUCIANE CUERVO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docente no Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),modalidade presencial e EAD. Segunda líder do Educamus – Grupo de Estudos e Pesquisa em Músicae Educação do PPGEDU-UFRGS (CNPq). Graduada em Música pela UFRGS e mestre em Educaçãopelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação pela mesma universidade, concluiua pesquisa “Musicalidade na performance com a flauta doce” (CNPq, 2009) sob orientação da Dra.Leda Maffioletti. Intérprete dedicada à música antiga e contemporânea, atua no Duo Cuervo-Adami(flauta doce e cravo/piano) desde 1998. Em 2010 recebeu Menção Honrosa proferida pela Secretariade Educação a Distância da UFRGS, por sua dedicação a projetos na área, destacando-se a criaçãodo site Educação Musical e Musicalidade e o Ebook de Flauta Doce, em construção. Suas pesquisasem música e educação concentram-se sobre os fatores que influenciam a musicalidade humana, noensino e na performance da flauta doce e na formação de professores.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

CUERVO, L. (2013). Educação musical e a ideia de arquiteturas pedagógicas: práticas na formação de professores da geração “nativos digitais”. REVISTA DA ABEM, 20(29). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/91

Edição

Seção

Artigos