Sobre ensinar música na educação básica: ideias de licenciandos em música
Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que objetivou investigar as representaçõessociais sobre o ensino de música na educação básica de licenciandos em músicaem diferentes etapas de sua formação. Tomando como base pressupostos da teoriadas representações sociais, os dados foram coletados por meio de entrevistassemiestruturadas com nove licenciandos e analisados de forma indutiva. Os resultadosapresentam ideias sobre ensinar música na educação básica, bem como valoresnelas implicados e práticas por elas inspiradas, dando visibilidade à interpretaçãoque os licenciandos constroem acerca da educação básica como espaço de atuaçãoprofissional. A escola é concebida como lugar para ensinar e fazer música, mas épreciso instrumentalizar os licenciandos para lidar com as especificidades do trabalhoescolar. Centrar a escola na aprendizagem de saberes poderá contribuir para que aeducação básica possa, de fato, ser ocupada pelos licenciandos e, assim, constituir-secomo um lugar para ensinar música.
This paper presents results of a research that aimed at investigating the socialrepresentations about teaching music in basic schools, elaborated by music educationstudents, in different phases of their initial education. Based on the theory of socialrepresentations, data were collected through semi-structured interviews and inductivelyanalyzed. Results present students´ ideas on teaching music at basic education, as wellas values and practices associated to these ideas, making visible the way the studentsinterpret the school as a place of labor. The school is conceived as a place to teach andto make music. Nevertheless, the students should be instrumentalized to deal with thespecificities of the school context. To conceive the school as a place to promote learningexperiences can contribute to that basic education can actually be occupied by musicteachers and, thus, be established as a place to teach music.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).