Gestão de sala de aula na educação musical escolar
Resumo
O presente artigo tem por objetivo promover o debate acerca da gestão de sala deaula na educação musical brasileira e defender um maior destaque para o tema naformação de professores de música. O texto está dividido em quatro partes: a primeiratraça um breve panorama das pesquisas sobre gestão de sala de aula e as questõesdas quais se ocupam; a segunda analisa de que maneira as pesquisas em educaçãomusical publicadas no Brasil têm abordado o tema, e discute seu papel na formaçãode educadores musicais. Já a terceira tem por objetivo ilustrar o debate apresentandotrês propostas publicadas nos EUA, e a quarta é dedicada às conclusões finais.
This article aims to promote the debate about classroom management in brazilianmusic education and defend a greater focus on the subject in the training of musicteachers. The text is divided into four parts. The first traces a brief overview of researchon classroom management and the issues which are involved. The second looks athow research in music education published in Brazil have addressed the issue anddiscusses its role in the formation of music educators. The third aims to illustrate thedebate by presenting three proposals published in the U.S. and the fourth is devotedto conclusions.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).