Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia
Resumo
As relações que estabelecemos ao longo da vida com as principais instâncias desocialização, a saber, escola, família e mídia, constituem o foco deste ensaio.Compreendendo que tais relações definem muitos de nossos gostos musicais,nossas preferências estéticas e nossa relação com a cultura, refletimos a respeito dosprocessos educativos que permeiam a formação musical dos indivíduos, enquantoseres sociais dotados de individualidades. O enfoque deste trabalho, portanto, é aeducação musical, permeada por áreas afins, como a sociologia, a etnomusicologiae a educação, incorporando seu potencial sociocultural dinâmico e expandindo suacompreensão.
The relationships we have with major instances of socialization lifelong, like school,family and the media, are the focus of this essay. We understand that such relationsdefine many of our musical and aesthetic preferences and our relation with culture,therefore, we reflect about the educational processes that underlie musical trainingof individuals as social beings endowed with individuality. The focus of this paper,therefore, is music education, but permeated by related fields such as Sociology,Ethnomusicology and Education, incorporating potential sociocultural dynamic andexpanding your understanding.
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