Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia

Autores

  • Cristiane Magda Nogueira de Souza Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop

Resumo

As relações que estabelecemos ao longo da vida com as principais instâncias desocialização, a saber, escola, família e mídia, constituem o foco deste ensaio.Compreendendo que tais relações definem muitos de nossos gostos musicais,nossas preferências estéticas e nossa relação com a cultura, refletimos a respeito dosprocessos educativos que permeiam a formação musical dos indivíduos, enquantoseres sociais dotados de individualidades. O enfoque deste trabalho, portanto, é aeducação musical, permeada por áreas afins, como a sociologia, a etnomusicologiae a educação, incorporando seu potencial sociocultural dinâmico e expandindo suacompreensão.

The relationships we have with major instances of socialization lifelong, like school,family and the media, are the focus of this essay. We understand that such relationsdefine many of our musical and aesthetic preferences and our relation with culture,therefore, we reflect about the educational processes that underlie musical trainingof individuals as social beings endowed with individuality. The focus of this paper,therefore, is music education, but permeated by related fields such as Sociology,Ethnomusicology and Education, incorporating potential sociocultural dynamic andexpanding your understanding.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Magda Nogueira de Souza, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop

Mestranda em Música pela Universidade Federal de Minas (UFMG), onde desenvolve pesquisa sobreos saberes docentes em música, e especialista em Educação Musical pela mesma instituição. Égraduada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), onde leciona para o curso deLicenciatura em Música, atualmente. professora de música para crianças a partir de 3 anos de idadeno Instituto Santo Antônio de Pádua, em Itabirito (MG).

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Souza, C. M. N. de. (2013). Educação musical, cultura e identidade: configurações possíveis entre escola, família e mídia. REVISTA DA ABEM, 21(31). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/72

Edição

Seção

Artigos