Educação Musical e TEA: um panorama das publicações nacionais
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivoinvestigar a relação entre Educação Musical e o Transtorno do Espectro Autista (TEA)em publicações realizadas nos portais da ABEM, ANPPOM, Capes, SciELO, SIMCAM eSIMPOM, nos últimos 10 anos. A pesquisa bibliográfica (Lima; Mioto, 2007) resultou nomapeamento de 19 textos referentes à temática estudada, os quais foram analisadospor meio da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galliazzi, 2011). Serão apresentadosum breve panorama do entendimento das deficiências no Brasil, ancorado nalegislação brasileira, o histórico e caracterização do TEA e, finalmente, resultados domapeamento: quais instituições têm publicado nos últimos dez anos sobre a temática,quem são os autores mais citados nas publicações, quais as metodologias maisutilizadas e quais áreas de conhecimento têm embasado compreensões sobre otema. As publicações mapeadas, sobre as quais se delineou a análise, apontam paraa constante falta de rigor na constituição de metodologias de pesquisa. Concluiu-seque a díade Educação Musical e TEA ainda necessita de maior atenção por parte dacomunidade acadêmica, a fim de possibilitar maiores oportunidades de educaçãomusical aos indivíduos com o TEA.
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