Educação Musical e TEA: um panorama das publicações nacionais

Autores

  • Daniele Pendeza Universidade Federal de Santa Maria
  • Iara Cadore Dallabrida Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivoinvestigar a relação entre Educação Musical e o Transtorno do Espectro Autista (TEA)em publicações realizadas nos portais da ABEM, ANPPOM, Capes, SciELO, SIMCAM eSIMPOM, nos últimos 10 anos. A pesquisa bibliográfica (Lima; Mioto, 2007) resultou nomapeamento de 19 textos referentes à temática estudada, os quais foram analisadospor meio da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galliazzi, 2011). Serão apresentadosum breve panorama do entendimento das deficiências no Brasil, ancorado nalegislação brasileira, o histórico e caracterização do TEA e, finalmente, resultados domapeamento: quais instituições têm publicado nos últimos dez anos sobre a temática,quem são os autores mais citados nas publicações, quais as metodologias maisutilizadas e quais áreas de conhecimento têm embasado compreensões sobre otema. As publicações mapeadas, sobre as quais se delineou a análise, apontam paraa constante falta de rigor na constituição de metodologias de pesquisa. Concluiu-seque a díade Educação Musical e TEA ainda necessita de maior atenção por parte dacomunidade acadêmica, a fim de possibilitar maiores oportunidades de educaçãomusical aos indivíduos com o TEA.

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Biografia do Autor

Daniele Pendeza, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Música e Bacharel em Música com habilitação em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria'11 e especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco'14. Atualmente está cursando Licenciatura Plena em Música pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como educadora musical no Centro de Atendimento para Pessoas com Autismo e Transtornos do Desenvolvimento - MUNDO NOVO Educação Especial, em Santa Maria/RS e também como professora de técnica vocal para o coral da Igreja Nova Apostólica Santa Maria/RS. Tem experiência nas áreas de canto, canto coral e educação musical especial.

Iara Cadore Dallabrida, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria, licenciada e mestre em Música pela mesma instituição e especialista em Docência no Ensino Superior pela ULBRA. Participa do grupo FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical, investigando a Música na formação e nas práticas de professores não especialistas em Música. Trabalha como professora substituta no curso de Música/UFSM, é preparadora vocal e regente na área coral, e ministra cursos de formação continuada em Música para professores da educação básica.

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Publicado

2017-04-03

Como Citar

Pendeza, D., & Dallabrida, I. C. (2017). Educação Musical e TEA: um panorama das publicações nacionais. REVISTA DA ABEM, 24(37). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/583

Edição

Seção

Artigos