A prática de pesquisa na formação de professores de música: experiências de licenciandos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Música – GRUMUS/UFRN

Autores

  • Andersonn Henrique Araújo UFRN ALUNO DO MESTRADO

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as influências da pesquisa empírica na graduaçãoem música para a formação docente. O trabalho é problematizado ampliandoa concepção de que a pesquisa na graduação serve para construir a habilidadede professor-reflexivo do futuro licenciado. Como metodologia de pesquisa, foramrealizadas entrevistas semiestruturadas com alunos do curso de Licenciatura emMúsica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com experiênciasem pesquisa. Utilizamos, ainda, a constituição de referencial teórico na área depesquisa e formação docente. O foco está nos desdobramentos das concepçõese estratégias de pesquisa em educação musical para a formação de professoresde música. Como resultado, pudemos concluir que, no processo de formação doprofessor, a pesquisa empírica consegue abrir espaços de reflexões não apenasnas inter-relações entre teoria-prática e na constituição de profissionais reflexivos,mas também pode contribuir na esfera das problematizações circundantes à práticaformativa e ao fortalecimento da área de música como campo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andersonn Henrique Araújo, UFRN ALUNO DO MESTRADO

Possui graduação em Licenciatura Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor substituto de Educação musical e piano da UERN e estudante do Mestrado em Música da UFRN. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de música, contextos informais em educação musical, Cultura e música, programas sociais governamentais, contextos não formais de educação musical, Complexidade.

Referências

BORTOLINI, Maria Regina. A pesquisa na formação de professores: experiências e representações. 2009. 197 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Departamento de Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

GONÇALVES, Rita Maria; ABDALLA, Maria de Fátima. Das necessidades de formação dos professores de música na educação básica. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10, 2011. Anais... Curituba: PUC-Paraná, 2011.

MOTA, Graça. Pesquisa e formação em educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.8. mar. 2004. p. 11-16.

SOUZA, Jusamara. Pesquisa e formação em educação musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.8, mar. 2003. p. 7-10.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

Araújo, A. H. (2014). A prática de pesquisa na formação de professores de música: experiências de licenciandos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Música – GRUMUS/UFRN. REVISTA DA ABEM, 22(33). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/455

Edição

Seção

Artigos