Uma perspectiva crítica e cultural para abordar o conhecimento curricular em música

Autores

  • Sonia Tereza da Silva Ribeiro

Resumo

Pretendendo organizar uma delimita<;:ao da tematica da cultura relacionadacom oconhecimento curricular, fundamentada em considera<;:oes centrais da analise criticae sociologica do curriculo, 0 presente artigo fara uma exposi<;:ao em tome da abordagemda cultura, sublinhando 0 pensamento critico como um componente de articula<;:ao destasrela<;:oes. Os exames destas tematicas justificam-se como consubstanciais ao contextodas constru<;:oes curriculares dos Cursos de Musica, possibilitando reflexoes sobre asrela<;:oes existentes entre conhecimento curricular e as praticas culturais da sociedade.Inicialmente, 0 artigo desenvolvera considera<;:oes acerca da cultura como representa<;:aodas experienciasyividas socialmente pelas pessoas em um determinado tempo e espa<;:ohistoricos. Em seguida,.examinara a condi<;:ao de 0 curriculo estar inserido em perspectivassociais e culturais. Na sequencia, refletira sobre a rela<;:ao da dimensao critica e culturaldo curriculo como importante subsidio para a forma<;:ao do profe~sor-pesquisador emmusica. Conciuira mostrando a necessidade da existencia de um movimento conscienteda comunidade academica pela produ<;:ao curricular, na area de musica, em bases crfticas,sociais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Ribeiro, S. T. da S. (2014). Uma perspectiva crítica e cultural para abordar o conhecimento curricular em música. REVISTA DA ABEM, 8(5). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/453

Edição

Seção

Artigos