Uma perspectiva crítica e cultural para abordar o conhecimento curricular em música
Resumo
Pretendendo organizar uma delimita<;:ao da tematica da cultura relacionadacom oconhecimento curricular, fundamentada em considera<;:oes centrais da analise criticae sociologica do curriculo, 0 presente artigo fara uma exposi<;:ao em tome da abordagemda cultura, sublinhando 0 pensamento critico como um componente de articula<;:ao destasrela<;:oes. Os exames destas tematicas justificam-se como consubstanciais ao contextodas constru<;:oes curriculares dos Cursos de Musica, possibilitando reflexoes sobre asrela<;:oes existentes entre conhecimento curricular e as praticas culturais da sociedade.Inicialmente, 0 artigo desenvolvera considera<;:oes acerca da cultura como representa<;:aodas experienciasyividas socialmente pelas pessoas em um determinado tempo e espa<;:ohistoricos. Em seguida,.examinara a condi<;:ao de 0 curriculo estar inserido em perspectivassociais e culturais. Na sequencia, refletira sobre a rela<;:ao da dimensao critica e culturaldo curriculo como importante subsidio para a forma<;:ao do profe~sor-pesquisador emmusica. Conciuira mostrando a necessidade da existencia de um movimento conscienteda comunidade academica pela produ<;:ao curricular, na area de musica, em bases crfticas,sociais e culturais.Downloads
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