Música popular em um Conservatório de Música
Resumo
0 presente texto concentra-se na exposi9ao de dados e reflexoes finais deuma pesquisa, especificamente no tocante a presen9a da Musica Popular em umConservat6rio de Musica. Esse recorte explicita a complexidade desse cenario, as variasvias de sociabilidade que passam por ele e as varias representa90es sobre musicacompartilhadas e disputadas ali. Nesse sentido, sao focalizados 0 papel da musicapopularcomo indicativo de mudan9as s6cio-educacionais na institui9ao, as contradi90esadvindas tanto da centralidade da nota9ao musical como competencia valorizada nessaescola quanta da hegemonia de praticas musicais vinculadas acultura musical eruditaeuropeia e representa90es das musicas popular e erudita sustentando as praticasmusicais e pedag6gico-musicais no Conservat6rio. As considera90es finais abordam anecessaria amplia9ao conceitual e pratica da educa9ao musical escolar e academica ea necessaria transforma9ao do olhar por parte dos educadores musicais sobre seusespa90s de atua9ao profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).