A formação profissional do educador musical: algumas apostas
Resumo
A temática sobre “formação: qual concepção?” tem pautado discussões em diversas áreasdo conhecimento, tanto na academia quanto nos espaços onde se realiza a educação, escolares ounão-escolares. Dentre questões relevantes no âmbito da educação musical, enfoco: existe umaconcepção para a formação de professores de educação musical? Ou, existem particularidades naformação de educadores musicais? Se não temos uma educação musical, mas um conjunto de loci emque se produzem educações musicais, podemos pensar em que formação? Que saberes compõem oconhecimento do professor de música? Buscando delimitar o texto, focarei o tema “formação: qualconcepção” na formação profissional do professor da educação básica, configurando, assim, o espaçoda escola como indicador das concepções apresentadas. No entanto, estarei refletindo sobre os limitesdesse recorte na própria constituição da formação para a área. O texto está organizado em blocos: (a)políticas e espaços na formação do professor; (b) o professor e a educação musical; (c) o professor eos saberes da prática: uma concepção para o desenvolvimento profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).