Políticas públicas e formação de professores: uma reflexão sobre o papel da universidade

Autores

  • Viviane Beineke Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo discute a problemática das políticas públicas em educação em relaçãoà formação de professores nos cursos de licenciatura em Música. Procura-se refletir sobre ocompromisso que a Universidade tem com a construção, instauração e acompanhamento de políticaspúblicas que contribuam para a transformação educacional. Colocando a escola como centro naformação de professores, serão discutidas algumas relações desejáveis entre a escola pública, auniversidade e a prática de ensino da música. A questão central que mobiliza a discussão é: comopodemos tornar a prática de ensino e os estágios supervisionados uma ação política de fato, deforma que nossos alunos, futuros professores, participem ativamente de um processo de construçãode políticas públicas para a educação musical no Estado de Santa Catarina? Por fim, é apresentadoo Núcleo de Educação Musical da UDESC (NEM), um programa de ensino, pesquisa e extensãovoltado para a realização de práticas educativas que conduzem a construção de políticas públicasem educação musical para a escola básica.

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Publicado

2014-05-08

Como Citar

Beineke, V. (2014). Políticas públicas e formação de professores: uma reflexão sobre o papel da universidade. REVISTA DA ABEM, 12(10). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/360

Edição

Seção

Artigos