A visão dos professores de música sobre as competências docentes necessárias para a prática pedagógico-musical no ensino fundamental e médio
Resumo
A pesquisa de que trato neste artigo teve como objetivo investigar as competênciasdocentes que, na visão dos professores de música atuantes no ensino fundamental e médio, sãonecessárias para o exercício da prática pedagógico-musical no contexto escolar. Para a análisedos dados tomei como fundamentação teórica a noção de competência de Philippe Perrenoud.Nesse estudo empreguei o método de survey. Através dele foram selecionados 12 professores demúsica atuantes no ensino fundamental e médio de Santa Maria (RS), que participaram da pesquisa.As informações dos docentes foram coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. Setecompetências docentes foram identificadas: 1) elaborar e desenvolver propostas de ensino musicalno contexto escolar; 2) organizar e dirigir situações de aprendizagem musical “interessantes” aosalunos; 3) administrar a progressão de aprendizagens musicais dos alunos; 4) administrar osrecursos que a escola dispõe para a realização do ensino de música; 5) conquistar a valorizaçãodo ensino musical no contexto escolar; 6) relacionar-se afetivamente com os alunos, estipulando emantendo limites; e 7) manter-se em continuado processo de formação profissional.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).