Luz, câmera, ação e… música!: os efeitos do espetáculo nas práticas musicais escolares

Autores

  • Nilceia Protásio Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Este artigo busca uma reflexão sobre as práticas musicais escolares nas últimas décadas.As modificações nas formas de comunicação e socialização provocadas pelos meios de comunicaçãotêm afetado as manifestações musicais, transformando o comportamento dos indivíduos com relaçãoà música. Nesse caso, a escola tem sido “palco” de “práticas contemplativas” e vazias de criatividade.A idéia de “espetáculo” tão incorporada pela sociedade parece ter sido facilmente assimilada epraticada no espaço escolar, interferindo diretamente em sua cultura. Nesse aspecto, Pérez Gómezaponta a televisão como “transformadora de hábitos perceptivos” e Certeau demonstra que a“sociedade do espetáculo” se caracteriza pelo estado de passividade dos indivíduos. Em seusestudos sobre a indústria cultural, Adorno identifica fatores como “manipulação do gosto” e“emudecimento dos homens” como características da sociedade atual. Diante disso, a escola deveampliar as experiências musicais dos alunos e propiciar práticas que favoreçam a expressãomusical.

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Publicado

2014-04-23

Como Citar

Campos, N. P. (2014). Luz, câmera, ação e… música!: os efeitos do espetáculo nas práticas musicais escolares. REVISTA DA ABEM, 13(13). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/327

Edição

Seção

Artigos