Educação musical apoiada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): pesquisas, práticas e formação de docentes

Autores

  • Susana Ester Krüger Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)

Resumo

A partir algumas questões apresentadas por Naveda (2005), apresento brevementealgumas pesquisas e práticas sobre as novas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) naeducação musical. Apresento inicialmente um levantamento das pesquisas brasileiras sobre o tema(1989-2003), o qual demonstrou que apenas 24% foram realizadas em/com cursos de pós-graduaçãoem música e/ou educação musical. Dessas destaco as pesquisas do software STR (Sistema deTreinamento Rítmico), do Editor Musical e do Portal EduMusical. Também abordo as modalidades deeducação a distância via Internet, descrevendo-as e exemplificando-as. Porém, um segundolevantamento demonstra que ainda há poucas universidades brasileiras que efetiva e continuamentedesenvolvem trabalhos nessas duas áreas, e reafirma a necessidade de maior capacitaçãotecnológica para os educadores musicais. Para tanto, apresento como referência algumaspossibilidades encontradas na educação. Finalizo com algumas questões e reflexões que, espero,sejam um incentivo para o aumento das pesquisas e práticas apoiadas pelas TIC na educaçãomusical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Krüger, S. E. (2014). Educação musical apoiada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): pesquisas, práticas e formação de docentes. REVISTA DA ABEM, 14(14). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/314

Edição

Seção

Artigos