O rap e a aula: tocando nas diferenças…
Resumo
O presente artigo busca uma articulação entre os campos da educação, cultura e músicacom o propósito de destacar a área da formação de professores. Traz para observação algumasimagens do filme Escritores da Liberdade, dirigido por Richard Lagravenese. Parte da seguintequestão: em que medida a perspectiva multicultural crítica é capaz de problematizar questões sobrediferenças no momento em que o rap entrou na discussão da aula do filme Escritores da Liberdade?O objetivo do mesmo é descrever um diálogo da cena e refletir sobre ele tendo como base fundamentosdo multiculturalismo crítico. O artigo se apresenta em três partes. A primeira destaca os fundamentospara a reflexão e mostra o modo como a cultura se entrelaça com os diferentes aspectos da vidasocial contemporânea, visando contextualizar o filme. A segunda procura observar o rap e considerarda literatura os estudos que relacionam práticas musicais e a formação de professores. A terceiratraz a descrição do diálogo da cena e as reflexões. O estudo se justifica na medida em que osconhecimentos produzidos durante o exercício reflexivo podem ser apreendidos e se constituíremde significados para o campo da educação musical. Os resultados destacam que as concepçõessobre a abordagem citada abrem espaços para pensar e realizar as mudanças que se desejamtanto nas práticas educativas musicais quanto nas sociedades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).