O rap e a aula: tocando nas diferenças…

Autores

  • Sônia Tereza da Silva Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O presente artigo busca uma articulação entre os campos da educação, cultura e músicacom o propósito de destacar a área da formação de professores. Traz para observação algumasimagens do filme Escritores da Liberdade, dirigido por Richard Lagravenese. Parte da seguintequestão: em que medida a perspectiva multicultural crítica é capaz de problematizar questões sobrediferenças no momento em que o rap entrou na discussão da aula do filme Escritores da Liberdade?O objetivo do mesmo é descrever um diálogo da cena e refletir sobre ele tendo como base fundamentosdo multiculturalismo crítico. O artigo se apresenta em três partes. A primeira destaca os fundamentospara a reflexão e mostra o modo como a cultura se entrelaça com os diferentes aspectos da vidasocial contemporânea, visando contextualizar o filme. A segunda procura observar o rap e considerarda literatura os estudos que relacionam práticas musicais e a formação de professores. A terceiratraz a descrição do diálogo da cena e as reflexões. O estudo se justifica na medida em que osconhecimentos produzidos durante o exercício reflexivo podem ser apreendidos e se constituíremde significados para o campo da educação musical. Os resultados destacam que as concepçõessobre a abordagem citada abrem espaços para pensar e realizar as mudanças que se desejamtanto nas práticas educativas musicais quanto nas sociedades.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Ribeiro, S. T. da S. (2014). O rap e a aula: tocando nas diferenças…. REVISTA DA ABEM, 16(19). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/267

Edição

Seção

Artigos