Multiculturalismo e multiculturalidade: recorrências discursivas na educação musical

Autores

  • Luís Fernando Lazzarin Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Resumo

A discussão feita neste texto traz algumas contribuições do campo dos Estudos Culturaiscontemporâneos feitas às questões sobre cultura e identidade. Sem a pretensão de aprofundaresses complexos conceitos do referido campo, o objetivo é propor uma alternativa às abordagensdo multiculturalismo, que têm desempenhado papel quase que hegemônico como base para osestudos em educação musical. Primeiramente, apresento a abordagem do multiculturalismo comoforma administração do convívio entre as comunidades de sociedades multiculturais. Em seguida,apresento os conceitos de cultura e identidades híbridas para, ao final, problematizar as recorrênciasdiscursivas presentes na educação musical sobre a valorização de todas as práticas musicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Lazzarin, L. F. (2014). Multiculturalismo e multiculturalidade: recorrências discursivas na educação musical. REVISTA DA ABEM, 16(19). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/266

Edição

Seção

Artigos