Ressonâncias musicais de uma relação estética na musicoterapia: oficina de canções e sensibilização com educadoras da educação infantil

Autores

  • Patrícia Wazlawick Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)*
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Este artigo discute a realização de uma oficina em musicoterapia com educadoras daeducação infantil. A proposta surgiu de uma demanda presente na escola, tendo foco a formaçãocontinuada de educadores, realizada como projeto de extensão universitária. O projeto foi embasadoteoricamente na musicoterapia centrada na cultura, conforme o musicoterapeuta norueguês B.Stige, ao tecer uma interface com a perspectiva da psicologia histórico-cultural, nas contribuiçõesteóricas de L. Vygotski, com temáticas de educação estética e atividade criadora. As atividadesmusicoterápicas configuraram-se atividades criadoras/expressivas, onde as educadoras puderamparticipar articulando imaginação, percepção, reflexão, emoções e sentimentos junto a atividadesmusicais, em vivências que permitiram combinações inovadoras frente à compreensão de si, deseus alunos, suas realidades, e do contexto educacional, versando possibilidades de mudanças emsuas atuações. É uma proposta de musicoterapia atrelada ao contexto sócio-histórico-cultural desujeitos, que propicia aos participantes produzirem novos sentidos a si e suas práticas pedagógicas

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Wazlawick, P., & Maheirie, K. (2014). Ressonâncias musicais de uma relação estética na musicoterapia: oficina de canções e sensibilização com educadoras da educação infantil. REVISTA DA ABEM, 16(19). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/262

Edição

Seção

Artigos