Ressonâncias musicais de uma relação estética na musicoterapia: oficina de canções e sensibilização com educadoras da educação infantil
Resumo
Este artigo discute a realização de uma oficina em musicoterapia com educadoras daeducação infantil. A proposta surgiu de uma demanda presente na escola, tendo foco a formaçãocontinuada de educadores, realizada como projeto de extensão universitária. O projeto foi embasadoteoricamente na musicoterapia centrada na cultura, conforme o musicoterapeuta norueguês B.Stige, ao tecer uma interface com a perspectiva da psicologia histórico-cultural, nas contribuiçõesteóricas de L. Vygotski, com temáticas de educação estética e atividade criadora. As atividadesmusicoterápicas configuraram-se atividades criadoras/expressivas, onde as educadoras puderamparticipar articulando imaginação, percepção, reflexão, emoções e sentimentos junto a atividadesmusicais, em vivências que permitiram combinações inovadoras frente à compreensão de si, deseus alunos, suas realidades, e do contexto educacional, versando possibilidades de mudanças emsuas atuações. É uma proposta de musicoterapia atrelada ao contexto sócio-histórico-cultural desujeitos, que propicia aos participantes produzirem novos sentidos a si e suas práticas pedagógicasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).