Caminhos para a conquista de espaços para a música na escola: uma discussão em aberto
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma reflexão acerca dos processos de conquista de espaçospara a música na escola de educação básica, questionando se a melhor solução é a defesa da suaobrigatoriedade. Inicialmente, analisamos o processo de elaboração da Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional. Em seguida, com base em dados quantitativos, discutimos a situação do ensino dearte e música em duas cidades paraibanas. Mostramos, ainda, o processo que levou à aprovação, peloConselho Municipal de Educação, de uma resolução determinando a implantação do ensino de artes naslinguagens específicas no município de João Pessoa. Assim, a análise da realidade da Paraíba exemplificaconquistas e limitações. Concluímos apontando que, diante da diversidade dos contextos educacionaisbrasileiros, são mais eficazes as ações que refletem as possibilidades locais do que termos legais dealcance nacional, mas que podem não resultar em efeitos concretos sobre a prática pedagógica nasescolas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(As) autores(as) que tiver(em) seu texto manuscrito aprovado deverá(ão) enviar à Editoria da REVISTA uma Carta de Cessão (modelo enviado no ato do aceite), cedendo os direitos autorais para publicação, em regime de exclusividade e originalidade do texto, pelo período de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da REVISTA.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.
Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).