Processos de aprendizagens paralelas à aula de instrumento: três estudos de caso

Autores

  • Alice Farias de Araújo Marques Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

texto é uma exposição resumida da pesquisa de mestrado concluída em 2006, sob aorientação da Profa Maria Isabel Montandon, Universidade de Brasília. O trabalho é um estudo decasos múltiplos (Yin, 2005) que objetivou compreender processos de aprendizagens musicaisextraclasse de três estudantes de instrumento musical, que buscavam, espontaneamente,conhecimentos além dos desenvolvidos em classe. A pesquisa norteou-se por questões relacionadasàs razões, recursos e formas de aprendizagens dos estudantes. A orientação teórica ancorou-seem conceituações de sujeito educacional (Gimeno Sacristán, 2005), de aprendizagens não-formais(Libâneo, 2005b) e de autonomia (Piaget, 1994). Na verificação dos dados, aspectos como omercado de trabalho e o prazer de tocar em grupo se sobressaíram nos processos averiguados.Formas de aprendizagem incluíam experimentação e pesquisa. Comportamentos como iniciativaprópria e estabelecimento de metas e tarefas se apresentaram freqüentes às práticas dos estudantes.Ressalta-se como conclusão que, para o aluno, a escola centra-se particularmente na figura doprofessor.

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Publicado

2014-04-22

Como Citar

Marques, A. F. de A. (2014). Processos de aprendizagens paralelas à aula de instrumento: três estudos de caso. REVISTA DA ABEM, 16(19). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/257

Edição

Seção

Artigos