Zorelha: utilizando a tecnologia para auxiliar o desenvolvimento da percepção musical infantil através de uma abordagem construtivista

Autores

  • Elieser Ademir de Jesus Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Mônica Zewe Uriarte Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • André Luís Alice Raabe Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Resumo

Este artigo descreve um experimento para a aplicação e também os recursos de umsoftware denominado Zorelha, cujo principal objetivo é auxiliar o desenvolvimento da percepçãomusical infantil através de explorações sonoro-musicais. Realizaram-se experimentos com 27 criançasna faixa etária entre 4 e 6 anos onde se buscou mensurar a aceitação e interesse pela forma deinteração com os elementos musicais utilizada no software. Nesses experimentos pôde-se observaruma série de reações por parte das crianças que denotaram claramente a sua motivação em lidarcom a música sob a metáfora de uma “brincadeira no computador”. Considera-se, portanto, comoeducacionalmente relevantes o uso do computador para o ensino de música para crianças e tambéma abordagem exploratória construtivista utilizada no Zorelha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Jesus, E. A. de, Uriarte, M. Z., & Raabe, A. L. A. (2014). Zorelha: utilizando a tecnologia para auxiliar o desenvolvimento da percepção musical infantil através de uma abordagem construtivista. REVISTA DA ABEM, 16(20). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/250

Edição

Seção

Artigos