Conhecimento de estilo musical em estudantes espanhóis de Educação Secundária Obrigatória com diferentes origens culturais: análise desde a educação formal

Autores

  • Roberto Cremades Andreu Universidade de Granada, Espanha
  • Oswaldo Lorenzo Quiles Universidade de Granada, Espanha
  • João Fortunato Soares de Quadros Júnior Universidade de Granada, Espanha
  • Lucía Herrera Torres Universidade de Granada, Espanha

Resumo

O objetivo principal deste artigo é analisar quais são os conhecimentos dos alunos de EducaçãoSecundária Obrigatória (ESO) sobre o conceito de estilo musical e os diferentes estilos musicaisexistentes. Na Espanha, este nível educativo compreende alunos com idades entre 12 e 16 anos.Nesta pesquisa, participaram 667 alunos da cidade espanhola de Melilla (51,6% mulheres e 48,4%homens), pertencentes às quatro séries que formam essa etapa educativa. Em função de sua origemcultural, 55,9% eram de origem berbere, 39,1% de origem europeia e 4,9% mista. Como instrumentode coleta de dados se empregou uma versão adaptada do Questionário sobre conhecimento de estilomusical, de Lorenzo e Herrera (2001). Os resultados mostram que existe uma clara contradiçãoentre as músicas que se trabalham no currículo escolar ofi cial (música clássica, predominantemente)e o conhecimento sobre os estilos musicais que aparecem majoritariamente na vida cotidiana dosestudantes (pop, rock & roll, hip-hop, rap ou reggaeton).

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Andreu, R. C., Quiles, O. L., Quadros Júnior, J. F. S. de, & Torres, L. H. (2014). Conhecimento de estilo musical em estudantes espanhóis de Educação Secundária Obrigatória com diferentes origens culturais: análise desde a educação formal. REVISTA DA ABEM, 17(21). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/237

Edição

Seção

Artigos