Juventudes, músicas e escolas: análise de pesquisas e indicações para a área da educação musical

Autores

  • Margarete Arroyo Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que visou mapear, analisar e discutir dezdissertações e uma tese que trazem a articulação entre juventudes, músicas e escolas, produzidasno Brasil entre 2000 e 2007. Esses trabalhos são oriundos de um banco de 101 teses e dissertaçõesdefendidas entre 1996 e 2007 que apresentam a interação entre juventudes e músicas em diversoscampos do conhecimento. Procedimentos da pesquisa documental e da análise de conteúdo nortearamo levantamento dos dados, interpretados segundo o campo epistemológico da educação musical conformeo entende Kraemer (2000). O artigo contextualiza os trabalhos e apresenta o campo conceitual doobjeto de estudo, seu mapeamento e sua análise. Os resultados expressam aspectos epistemológicose metodológicos dos 11 trabalhos, e sua discussão indica contribuições para o tratamento do assuntono campo específi co da educação musical, área em que a referida pesquisa foi proposta.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Arroyo, M. (2014). Juventudes, músicas e escolas: análise de pesquisas e indicações para a área da educação musical. REVISTA DA ABEM, 17(21). Recuperado de https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/236

Edição

Seção

Artigos